CONNECT-JUS - Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário

APRESENTAÇÃO

Breve descrição do sistema

A Connect-Jus é a Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário. É um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos sobre ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. Com abrangência nacional, a Connect-Jus visa a divulgação de informações e soluções voltadas ao tema da transformação digital que gerem valor para a sociedade.

Endereços de acesso para o sistema

https://connect.cnj.jus.br/acesso

Gestor do sistema

CNJ.

Público alvo

Dirigentes de TIC, servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros servidores de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos administradores da plataforma.

Principais funcionalidades

O ambiente permite a publicação de iniciativas, a inserção de arquivos, a criação de fóruns e a divulgação de eventos todos voltados para a área de TIC.

Outras informações

A Connect-Jus destina-se a constituir um local unificado para o intercâmbio de projetos e ações de TIC e tem como objetivo o colaborativismo e compartilhamento de boas práticas, com iniciativas voltadas a soluções de tecnologia da informação e comunicação que impactem o Poder Judiciário, atendendo assim a Resolução 370/2021.

A Connect-Jus também busca disseminar a cultura e valor da área de TIC nos órgãos, semear a importância do uso de tecnologias no dia a dia, a colaboração e disseminação de boas práticas das iniciativas de TIC nos órgãos, bem como, divulgar as principais entregas, avanços e realizações da área.

Release Notes !

Não há nenhum endereço ou documento disponibilizado pelo CNJ com o Release Notes desse sistema.

 

ACESSO

Credenciais para acesso ao sistema

Acesso através do CPF e senha.

Necessita Certificado Digital?

Não.

Liberação de acesso ao sistema/alteração de permissão dentro do sistema

Para realizar acesso a Connect-Jus- Conectando a Justiça, basta seguir os passos a seguir:

1° passo: Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2° passo: Para acessar a Connect-jus, usando o CPF para o login e senha.

Caso deseje redefinir a senha, acesse Corporativo , utilizando também o CPF como login e senha.

Pronto. De posse do cadastro, você pode contribuir com a Connect-Jus com o compartilhamento de iniciativas e a submissão de arquivos de interesse.

 

ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS

Manual

Manual do usuário

Manual do Administrador

Perguntas frequentes 

1. Sou dirigente de TIC, posso indicar o cadastro de usuários?

Sim. Envie solicitação de cadastro para o administrador regional de seu órgão.

2. O que o cadastro de usuário me permite?

Enquanto usuário, você poderá criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os demais participantes via chat.

3. A Connect-Jus tem domínio público?

Não. Apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários cadastrados conseguem visualizar e compartilhar conteúdos.

4. Quais arquivos estão disponíveis na Connect-Jus e quais outros podem ser inseridos?

Estão presentes na Connect-Jus os documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como: Planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser anexos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos usuários ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

5. Quais são os formatos de arquivos e de imagens compatíveis para inserção na Connect-Jus e quais seus tamanhos máximos?

Em se tratando de arquivos, são aceitos os seguintes formatos: .pdf, .docx, .xlsl, .txt, com tamanho máximo para envio de: 256,00 MB.
Para inserir imagens, utilize os seguintes formatos: .jpg, .png, .jpeg, com tamanho máximo para envio de: 10,00 MB.

6. Os conteúdos podem sofrer edição por parte do CNJ?

O CNJ faz uma curadoria no sentido de incentivar e auxiliar os órgãos no processo de publicação de iniciativas. Contudo, o usuário tem autonomia para escolher em que trilha em que deseja publicar seus conteúdos, assim como para participar de fóruns. Cabe ao CNJ administrar, coordenar e desenvolver os conteúdos e funcionalidades da Plataforma, no sentido de fomentar a participação colaborativa dos órgãos do Poder Judiciário.

7. O que fazer quando cadastrar uma iniciativa numa trilha errada?

Nesse caso, há duas opções: excluir o conteúdo e refazer o post, ou entrar em contato com o administrador no e-mail plataformagd@cnj.jus.br para solicitar o manejo do conteúdo.

8. A CONNECT-Jus possui caráter fiscalizatório por parte do CNJ?

Não. Trata-se de uma iniciativa para fomentar o compartilhamento de informações, de boas práticas e de iniciativas que contribuem para a colaboração entre os órgãos do Poder Judiciário.

9. O que devo fazer caso haja instabilidade ou inoperância do sistema?

Por questões de atualizações, o sistema poderá, em raras ocasiões, ficar inoperante ou fora do ar. Porém essa situação será prontamente restabelecida. Além disso, você pode nos reportar quaisquer problemas de funcionalidades, por meio de evidências ou de sugestões. Caso ocorra qualquer uma dessas situações, fale pelo e-mail:

sistemasnacionais@cnj.jus.br.

10. A quem devo reportar qualquer outro problema identificado?

Você contatar os adminstradores do sistema pelos e-mails:

sistemasnacionais@cnj.jus.br ou plataformagd@cnj.jus.br.

 

Glossário

Seção em construção.

 

POLÍTICAS DE USO

Links de Atos, normativos e resoluções

RESOLUÇÃO No  370, DE 28 DE JANEIRO DE 2021 - Estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD).

 

A atualização do conteúdo desta página é feita pela ATI/CGJPE (cgj.ati@tjpe.jus.br) sob a gestão da Ascom/CGJPE (ascom.cgj@tjpe.jus.br).