Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Uso de tecnologia na Diretoria Estadual dos Juizados Especiais agiliza andamento de processos

Imagem ilustrativa do símbolo da justiça no uso da tecnologia.

A Diretoria Estadual dos Juizados Especiais – DIREJESP, responsável pela prática de atos cartorários envolvendo processos em trâmite nos Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo, Fazendários, Cíveis e das Relações de Consumo e Criminais, Criminais e Colégios Recursais de Pernambuco, recebeu um reforço de peso. Dois robôs foram criados, com o apoio da Corregedoria Auxiliar dos Juizados Especiais e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, para otimizar o andamento de atividades nas unidades judiciárias. 

Através do Programa de Automação do Núcleo de Documentação (PANDA), o recebimento e a juntada dos Avisos de Recebimentos (ARs) – serviço oferecido pelos Correios para notificar as partes envolvidas nos processos judiciais – se tornou mais ágil. Semanalmente, o Núcleo de Movimentação e Documentos Físicos (NDF) recebe, em média, 3 mil ARs. A automação está promovendo a agilização e a eficiência das atividades do setor. Juntos, os dois robôs atingiram em 6h a meta de uma semana e meia de trabalho do NDF. 

Robôs utilizados na automação de processos na Diretoria dos Juizados Especiais. Segundo o diretor executivo da Diretoria Estadual dos Juizados Especiais, Hermano Diógenes, um dos robôs é o responsável por realizar o download das imagens dos Avisos de Recebimentos no sistema ViPP. "Quando as cartas são enviadas para as partes, elas vão com um Aviso de Recebimento. Além das imagens, o robô identifica o Juizado, número do processo, do expediente, além do status do cumprimento do AR nos Correios e a data de entrega", explicou o servidor. Já o segundo robô promove a juntada dos ARs no Processo Judicial Eletrônico (PJe), necessária para que se inicie a contagem dos prazos processuais. 

"Antes, todo o processo era manual. Os robôs conseguem executar, em um dia, o trabalho realizado em uma semana e meia pelos servidores e pelas servidoras. Nosso objetivo é fazer com que essa juntada dos Avisos de Recebimento seja o mais célere possível, reduzindo o tempo médio de tramitação do processo. Com a automação, os servidores e servidoras poderão se dedicar a outras atividades de movimentação, agilizando, ainda mais, o andamento das ações", ressaltou o servidor. Até esta segunda-feira (1°/07) o setor, que conta com dez servidores(as) e apoio de quatro terceirizados(as), havia expedido mais de 25 mil comunicações com ARs e recebido cerca de 18 mil avisos de recebimento para juntada.

 

-----------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Imagem: Freepik