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Todas as Varas do Fórum Rodolfo Aureliano passam a contar com Balcão Virtual

Todas as varas que funcionam no Fórum Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha Joana Bezerra, agora contam com o Balcão Virtual. A ferramenta busca proporcionar um atendimento mais eficiente aos jurisdicionado, por meio de um canal virtual. Desde janeiro, o Tribunal de Justiça de Pernambuco vem expandindo o uso da ferramenta. Em março, a Corregedoria Auxiliar de 3ª Entrância passou a atuar no apoio das unidades do Fórum Rodolfo Aureliano para que todas passassem a atender por meio do Balcão Virtual.

A ferramenta, que surgiu durante a pandemia de Covid-19, permite o atendimento em tempo real por meio da plataforma Cisco Webex TJPE. A medida facilita o acesso à Justiça, já que não é necessário se deslocar aos prédios do Judiciário pernambucano. 

Juíza Sônia Stamford em reunião

Por meio do trabalho da Corregedoria Auxiliar de 3ª Entrância, pela qual responde a juíza Sônia Stamford, de 8 de março deste ano, até abril, 22 varas aderiram e passaram a utilizar o Balcão Virtual. “Recebemos a relação das unidades que ainda não estavam fazendo uso da ferramenta e articulamos com a equipe da Corregedoria Auxiliar e com auditores para fazerem contato telefônico com as varas e levantar as dificuldades encontradas para o uso da ferramenta. Depois, falei pessoalmente com cada uma e mostramos a importância de ter o Balcão na unidade. Depois, demos o apoio necessário para a ativação da ferramenta e continuamos com o acompanhamento sistemático para não haver interrupções do serviço”, esclareceu a magistrada.

O Balcão é um canal permanente de comunicação, por meio do qual o usuário tem acesso direto às secretarias das varas, gabinetes e diretorias para obter informações processuais sem a necessidade de atendimento presencial. Segundo o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, o Judiciário está empenhado em oferecer uma melhor prestação para a sociedade. “A Corregedoria Auxiliar e todas as unidades que passaram a utilizar o Balcão estão de parabéns pelo compromisso demonstrado com a adesão à ferramenta que é essencial para todas o serviço da Justiça mais eficiente para a cidadão e o cidadão pernambucano”, avaliou.
 
Atendimento – Através do Balcão Virtual, o atendimento é feito de forma individualizada, de acordo com a ordem do ingresso na plataforma, e as pessoas aguardam a sua vez na sala de espera virtual do respectivo setor. O agendamento prévio é necessário apenas nos casos em que a pessoa interessada deseje falar diretamente com a magistrada, o magistrado, os integrantes dos gabinetes ou das assessorias. A resposta será dada em até 48 horas da solicitação, indicando dia e horário para a videoconferência, bem como o link da sala.

As pessoas que possuem prioridade precisam inserir o termo “preferencial” antes do seu nome ao entrar no Balcão Virtual. No momento do atendimento, as mesmas devem informar o motivo e mostrar documento de identificação válido com foto (RG, CNH, carteira da OAB ou passaporte) que comprove e justifique a preferência. Estes documentos também necessitam ser apresentados nos casos de solicitação de informações sobre processos que tramitam em segredo de justiça. 

Havendo interrupção no atendimento por falha técnica, a usuário ou o usuário precisa colocar o termo “retorno” antes do seu nome ao entrar novamente na sala virtual de espera. Na eventual impossibilidade técnica do Balcão Virtual, o atendimento deve ser realizado pelo TJPE Atende e a resposta ocorrerá em prazo razoável.

 

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Texto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE

Foto: Armando Artoni | Ascom TJPE

 

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