Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Servidores(as) da Corregedoria são homenageados durante aniversário de 202 anos do TJPE

Imagem dos servidores e servidoras agraciados segurando seus diplomas

Nesta segunda-feira (19/08), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) celebrou seu 202º aniversário com uma cerimônia marcada por solenidades e homenagens. O evento, realizado na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), foi comandado pelo presidente do Judiciário estadual, desembargador Ricardo Paes Barreto, e contou com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Francisco Bandeira de Mello, do primeiro vice-presidente, desembargador Fausto Campos, e do segundo vice-presidente, desembargador Eduardo Sertório. Seis servidores(as) da Corregedoria Geral (CGJ-PE) foram homenageados(as) durante a cerimônia.

A solenidade iniciou-se com o Coral TJPE entoando repertório regional e com regência da maestrina Amilca Aniceto. Logo após, uma apresentação institucional sobre a evolução do sistema judiciário em Pernambuco, retratando a trajetória histórica e as mudanças significativas ocorridas ao longo dos anos.

Após o Hino Nacional, o presidente do TJPE discursou enfatizando a história e evolução das práticas judiciárias. “Neste tribunal, as pessoas dedicam-se diuturnamente a fazer Justiça. Foi e é o trabalho de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores, colaboradoras, de todas as pessoas integrantes do sistema de justiça estadual, que constroem há 202 anos a história do Tribunal de Justiça de Pernambuco”, enalteceu. O presidente também destacou a importância da inovação e da modernização dos processos judiciais, em consonância com a visão de futuro do Tribunal.

A solenidade seguiu com a entrega de Medalhas do Mérito Judiciário “Desembargador Joaquim Nunes Machado” e Diploma de Honra ao Mérito à magistradas e magistrados, servidoras e servidores, além de diversas personalidades que se distinguiram por seus relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou pelos seus méritos excepcionais no campo do Judiciário. Integrando a Corregedoria Geral, a servidora Alda Alves Nery Da Fonseca foi agraciada com a Medalha Cavaleiro Servidor(a). Já o Diploma de Honra ao Mérito foi concedido aos(as) servidores(as) Emanuelle Barroso Neves, Rômulo Augusto De Albuquerque Santiago, Patrícia Anne De Carvalho Figueirêdo, Maria Helena Vasconcelos Advíncula e Anderson Tenório Vieira, que também atuam na CGJ-PE.

A medalha foi criada pelo TJPE, através da resolução nº 17, de 13 de maio de 1985, sendo a mais alta condecoração instituída pela Justiça pernambucana. As condecorações foram entregues pelo corregedor, o presidente e os dois vices, que integram a mesa diretora do biênio regente.

Corregedor e presidente no corte do bolo do aniversário do TJPE
A celebração do aniversário do TJPE contou ainda com cordel do artista Toinho Mendes, que enalteceu a história e as tradições de Pernambuco. A solenidade foi concluída com o Hino de Pernambuco entoado pelo Coral TJPE, e o corte do bolo de aniversário pelo presidente e pelo corregedor-geral.

Entre os homenageados estiveram presentes a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Afrânio Vilela; e o conselheiro do CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello.

Prestigiaram o evento diversas autoridades do Estado, como desembargadores e desembargadoras do TJPE; representantes da Promotoria; da Defensoria do Estado; do Ministério Público; do governo pernambucano; da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe); do Superior Tribunal de Justiça (STJ); do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE); do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE); autoridades das Forças Armadas; assim como demais integrantes do sistema de Justiça, e autoridades municipais, estaduais e federais.

Confira as fotos da solenidade AQUI.

GALERIA - Compondo a programação de aniversário dos 202 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco, foi realizada na tarde desta segunda-feira (19/8), a aposição da fotografia do ex-presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, na galeria de presidentes da instituição. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça, no Recife.

Veja fotos da cerimônia.

Prestigiada por autoridades, integrantes do TJPE como desembargadoras e desembargadores, juízas e juízes, servidoras e servidores, além de familiares e amigos, a cerimônia foi presidida pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Em seu discurso, o magistrado ressaltou o simbolismo exercido pela fixação da fotografia dos ex-presidentes, que eterniza a passagem de cada um à frente da gestão do TJPE. “Esse símbolo é bastante representativo, a aposição da sua foto aqui na tradicionalíssima galeria dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça. Tenho certeza se tratar de um momento especial, um momento de muita honra para todos nós, de poder passar aqui sempre e lembrar daqueles dois anos que Vossa Excelência ficou à frente do Tribunal, as nossas tradições de pernambucanidade e de patriotismo que todos nós temos, de modo que a palavra é uma só: agradecer, agradecer e agradecer. Obrigado, desembargador Luiz Carlos”.

 

............................................................................................

Texto: Aryagne Lopes | Ascom CGJ-PE com informações da Ascom TJPE

Fotos: Pablo Carvalho | Ascom CGJ-PE e Ascom TJPE