Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Lançamento da Coleção Tratado de Direito e Processos Tecnológicos conta com a presença do corregedor-geral da Justiça

Corregedor ao lado do desembargador Alexandre Pimentel com livro lançado pelo autor Na noite desta segunda-feira (05/12), o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e presidente eleito do Tribunal de Justiça para o biênio 2024/2026, desembargador Ricardo Paes Barreto, participou do lançamento da Coleção Tratado de Direito e Processo Tecnológico, de autoria do desembargador do TJPE Alexandre Freire Pimentel e publicada pela Editora Publius. O evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede administrativa do Poder Judiciário pernambucano. 

Os volumes I e II da Coleção Tratado de Direito e Processos Tecnológicos foram lançados em maio deste ano, dentro da programação do I Simpósio Latino-Americano de Direito Digital, Tecnologia e Sociedade - Mapeando Temas, Práticas e Pesquisas, organizado pela Faculdade de Direito do Recife (FDR e pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Durante a solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, parabenizou o desembargador Alexandre Freire Pimentel pela publicação da Coleção. "São obras magníficas. O desembargador Alexandre Pimentel sempre contribui para elevar o nome do Judiciário pernambucano. Muito obrigado por mais esse trabalho em prol do saber jurídico no nosso Estado", pontuou o chefe do Poder Judiciário estadual. 

O evento de lançamento incluiu os volumes III e IV. "É muita alegria ver esses livros publicados. São quatro livros e tem um quinto que está em revisão. Mas tudo isso tem muito tempo de pesquisa. Eu publiquei o meu primeiro livro em 2000, mas a dissertação de mestrado foi defendida em 1997. Neste primeiro volume, eu trato sobre o neocolonialismo de dados. No dois, sobre o Big Data, que é esse oceano de informações. Já o volume três conta com dois grandes temas, que é a internet e a inteligência artificial. Por último, no quarto volume, a gente enfrenta a LGPD”, explicou o desembargador Alexandre Pimentel. 

A solenidade foi prestigiada pelo 2° vice-presidente do TJPE, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves; por demais desembargadores da Corte estadual e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); por juízes e juízas do Tribunal de Justiça de Pernambuco; por integrantes do Sistema de Justiça; por servidores e servidoras do TJPE; além de familiares e amigos do autor. 

Currículo - Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o desembargador Alexandre Freire Pimentel entrou na magistratura em 1992 no cargo de juiz, passando pelas comarcas de Belém do São Francisco, Rio Formoso, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. Anteriormente foi promotor de Justiça. Ao longo da carreira, o magistrado Alexandre Pimentel atuou como desembargador eleitoral de Pernambuco; e assessor especial da Corregedoria Geral da Justiça Estadual no biênio 2020/2022. Na Corregedoria, ele presidiu o Comitê Gestor do Fundo Especial do Registro Civil de Pernambuco (Ferc-PE), onde gerenciou a equipe que saneou as contas da unidade, saindo de um déficit de 350 mil reais para um superávit de aproximadamente 17 milhões ao final da gestão. O magistrado vinha atuando, também, como assessor da Presidência do TJPE no atual biênio.

 

............................................................................................

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE com informações da Ascom TJPE

Foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE