Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Inspeções nos Juizados Especiais buscam alcance de metas do Conselho Nacional de Justiça

Juíza Fernanda Chuahy de Paula, corregedora auxiliar do Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais, em seu gabinete no Fórum Thomaz de Aquino.
O relatório das inspeções ordinárias nos Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo de Pernambuco, realizado em parceria com a Auditoria de Inspeção da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-PE), verificou bom desempenho das unidades quanto ao cumprimento das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento foi expedido após as inspeções realizadas pelas equipes da Corregedoria Auxiliar, que teve como corregedoras auxiliares as juízas Karina Albuquerque Aragão de Amorim (02/2022 a 08/2023) e Fernanda Pessoa Chuahy de Paula (08/2023 a 02/2024), e da Auditoria de Inspeção. Em 2023, as visitas tiveram início no dia 6 de fevereiro e se encerraram em 28 de julho. No ano anterior, 2022, as inspeções ocorreram de março a outubro. Ao todo, o Estado possui 60 Juizados Especiais - nas competências Cível, Cível e Criminal, Criminal e Fazendário.

Na análise das metas, cerca de 80% dos Juizados Especiais cumpriram a Meta 1, referente a julgar mais processos que os distribuídos no ano. Com relação a Meta 2 - julgar, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2019 - foram 96% unidades. 

Em relação ao acervo das unidades, durante a gestão houve uma redução de 17.663 processos no acervo geral dos Juizados, após o saldo entre os casos novos e arquivamentos, resultado em um arquivamento maior de processos em relação aos casos novos do ano atual. Ademais, houve uma redução no prazo médio de tramitação dos processos, principalmente nas unidades criminais e fazendárias. Cabe salientar, ainda, a redução do tempo médio de sentença apurada no mesmo período, com mais de 131 mil sentenças proferidas no período.

 

----------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE