Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Ex-juíza corregedora auxiliar da CGJ assume cargo de desembargadora eleitoral efetiva

Desembargador Ricardo Paes Barreto ao lado da desembargadora eleitoral efetiva, Karina Aragão, empossada no TRE-PE no dia 25 de agosto. A juíza Karina Albuquerque Aragão de Amorim foi empossada, nesta sexta-feira (25/08), no cargo de desembargadora eleitoral efetiva do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), classe juiz(a). Até a quinta-feira (24/8), a magistrada respondia pela Corregedoria Auxiliar do Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais do Estado. 

Karina Aragão foi eleita para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco no último mês de março. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador André Guimarães, no edifício-sede do TRE. O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, prestigiou a posse e integrou a mesa de honra. 

Durante a solenidade, prestigiada por amigos(as) e familiares, servidores(as) e magistrados(as), a empossada externou sua imensa alegria e gratidão em retornar ao TRE-PE, onde já exerceu o cargo de desembargadora eleitoral substituta (biênio 2017-2019) e também integrante da Assessoria da Comissão de Propaganda Eleitoral, no ano de 2000. "Coloco-me diante da significativa tarefa de fazer parte deste notável e eminente Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, passo este tomado com um firme compromisso de preservar e assegurar a autenticidade intrínseca ao processo eleitoral, bem como de facilitar o exercício desimpedido do direito fundamental de votar e ser votado. O objetivo subjacente é reforçar os pilares da democracia, que são a essência de nossa sociedade", frisou. 

No TRE, a magistrada também responderá pela Ouvidoria da Mulher. “Vejo este canal como uma plataforma vital para criar um ambiente onde as preocupações, sugestões e perspectivas das mulheres sejam ouvidas e valorizadas de maneira justa e objetiva. Através de um diálogo aberto e inclusivo, buscaremos fortalecer a equidade de gênero e contribuir para a construção de um Judiciário mais sensível e consciente”, completou a desembargadora eleitoral.

Em seus agradecimentos, Karina Aragão também fez menção especial ao corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto. A magistrada estava no cargo de juíza corregedora auxiliar desde fevereiro de 2022. "Não posso deixar de realçar aquele que, ao reconhecer o potencial desta simples magistrada, tornou-se um dos mais significativos mentores em minha jornada profissional. É com um profundo sentimento de respeito, admiração e gratidão que faço referências ao desembargador Ricardo Paes Barreto. O exemplo que ele representa, somado à sua extensa experiência, sabedoria e apoio inestimável, continuam sendo fontes constantes de inspiração em minha trajetória como magistrada", destacou.

Após o discurso da desembargadora eleitoral, o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco agradeceu pelo empenho da magistrada em sua gestão. “A juíza Karina Aragão chegou à Corregedoria com um desafio de atualizar o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais e, em menos de um ano, ela duplicou a produtividade dos Juizados, passando a milhares de julgamentos com seu jeito sereno, tranquilo e eficiente”, disse. Agora, o TRE-PE passa a contar com dois juízes que integraram a atual gestão da CGJ-PE. O ex-assessor especial da Corregedoria, desembargador eleitoral efetivo Frederico Tompson foi empossado no último dia 15. 

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, também prestigiou a solenidade e parabenizou a nova integrante do TRE-PE. “Participar da posse de uma mulher desembargadora efetiva é muito significativo. E Karina, você tem uma missão muito nobre, uma oportunidade de escrever um pedaço importante da nossa história. Eu tenho a certeza que o desafio está à sua altura”, disse. 

O presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, finalizou os discursos. “Não tenho dúvidas de que Vossa Excelência honrará a confiança dos representantes do Tribunal de Justiça que a elegeram e que atuará com firmeza nesta Corte”, concluiu. 

Também integraram a mesa de honra o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; os desembargadores eleitorais Carlos Gil Filho (ouvidor regional eleitoral), Rodrigo Cahu Beltrão, Frederico de Morais Tompson e, de forma online, Edilson Nobre; o procurador regional eleitoral Roberto Moreira de Almeida; o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Cândido Saraiva; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Álvaro Porto; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Eduardo Lyra Porto de Barros; a subprocuradora-geral em Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Pernambuco, Norma Mendonça de Carvalho; e o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, Ivo Amaral. A cerimônia contou, ainda, com a presença de diversas autoridades municipais e do Estado.

CURRÍCULO - Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em dezembro de 1991, Karina Aragão nasceu no Recife. Ela é pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Maurício de Nassau e já foi juíza substituta de Direito nas comarcas de Inajá, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, e do Recife. Também foi coordenadora-adjunta do Núcleo de Conciliação, no período de 2016 a 2017; coordenadora-auxiliar do Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Recife, em 2018, desembargadora eleitoral substituta, no biênio 2017- 2019. Atualmente exercia o cargo de corregedora auxiliar para o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais.

 

---------------------------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Fotos: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE