Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Corregedoria e Coordenadoria de Governança promovem oficina de alinhamento das metas e indicadores para auditores(as) de inspeção

Reunião da CGJ-PE e Governança com auditores e auditoras de inspeção da Corregedoria.
Com o objetivo de promover o alinhamento das metas e indicadores nacionais e locais, a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) e a Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveram nesta quinta-feira (09/05) uma oficina para auditores(as) de inspeção. O encontro, realizado na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), foi conduzido pelo juiz José Faustino Macêdo, coordenador de Governança de Dados, e pelas juízas Ana Luiza Wanderley (subcoordenadora de Governança e Transparência), Raquel Barofaldi (subcoordenadora de Gestão de Dados e Produtividade) e Tatiana Lapa (subcoordenadora de Indicadores de Desempenho Institucional). 

Durante a reunião, os servidores e as servidoras puderam tirar dúvidas sobre os parâmetros norteadores das inspeções, divulgados pelo TJPE na Portaria N° 16/2024, e das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A ideia é, inicialmente, dar conhecimento aos auditores, às auditoras e também aos juízes auxiliares da CGJ sobre os relatórios que serão utilizados nas inspeções nesse biênio. Além disso, o objetivo foi tornar esses servidores e servidoras que compõem a Auditoria ainda mais qualificados a auxiliar na boa gestão das unidades judiciárias”, explicou a assessora especial da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, juíza Hélia Viegas, que também participou do encontro. 

Reunião de auditores e auditoras de inspeção com integrantes da CGJ e da Governança.
Segundo o coordenador de Governança do TJPE, a oficina foi direcionada ao alinhamento estratégico e operacional baseados em dados. “A Governança vem para somar esforços e servir à Corregedoria no sentido de fornecer subsídios de dados para a tomada de decisão da gestão. Estamos alinhando esforços, metas e indicadores, bem como aos critérios de inspeção e de prêmios que a própria Corregedoria conduz, como o BDJ e o Gestão, Eficiência e Qualidade”, detalhou o juiz José Faustino Macêdo. 

O magistrado e as magistradas explicaram, ainda, como funcionarão os encontros da Corregedoria em Ação, que tem o objetivo de sanar as inconsistências de dados nas unidades judiciárias e alcançar as metas próprias da CGJ-PE e do CNJ. Durante os eventos, será apresentada a plataforma de inspeção da Corregedoria, além de informações sobre o Bônus de Desempenho Jurisdicional (BDJ), do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade e do Prêmio CNJ de Qualidade. 

Os encontros seguirão com diversas outras apresentações e oficinas, e encerrará com a construção do plano de ação individual de cada unidade judiciária. O conteúdo exposto será voltado aos sistemas utilizados nas unidades judiciárias para o aprimoramento das atividades como, por exemplo, o Sistema de Informação da Corregedoria (SiCor) e TJPE Reports, e para a boa gestão cartorária.

Após a apresentação da Corregedoria em Ação, o servidor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan) do TJPE Sidarta Manoel detalhou metas e indicadores do CNJ, e apresentou relatórios sintéticos e analíticos do TJPE Reports. 

“A oficina veio para agregar e implementar a padronização das inspeções”, frisou a chefe da Auditoria de Inspeção, Tassiana Leite Perazzo. “O encontro foi muito importante para consolidar todas as nossas práticas”, completou o servidor Héverton Hipólito. Ao todo, o setor conta com 25 auditores(as). 

Também estiveram presentes na oficina o assessor especial da CGJ-PE, juiz Luiz Carlos Vieira; o corregedor auxiliar da 1ª Entrância, juiz André Santana; e a corregedora auxiliar da 3ª Entrância, Roberta Viana Jardim.

 

 

------------------------------------------

Texto e foto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE