Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Corregedor-geral da Justiça participa da abertura da Semana de Regularização Fundiária de Pernambuco

Desembargador Ricardo Paes Barreto em seu discurso na abertura da Semana de Regularização Fundiária, no dia 28 de agosto, no Palácio da Justiça.O corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Ricardo Paes Barreto, participou, na manhã desta segunda-feira (28/08), da cerimônia de abertura da Semana de Regularização Fundiária - Solo Seguro. A solenidade, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário estadual, e contou com a participação de várias autoridades. 

A Semana de Regularização Fundiária é uma ação instituída pela Corregedoria Nacional de Justiça por meio do Provimento N° 144/2023 e será realizada anualmente na última semana do mês de agosto. Neste ano, ocorrerá de 28 de agosto a 1° de setembro. 

Voltado ao tema de regularização fundiária, em 2018 foi criado no Estado pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE), o Programa Moradia Legal Pernambuco (PMLPE). A iniciativa conta com o apoio de diversos órgãos e instituições, como a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a Associação dos Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg-PE), a Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco (Aripe), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iterpe), Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU-PE) e Ministério das Cidades. 

Durante a solenidade de abertura, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, destacou que, desde a implantação do Programa Moradia Legal, já foram entregues mais de 13 mil títulos de propriedade. "Esse resultado só foi possível por conta da união de todos, não é apenas o Tribunal de Justiça, a Aripe ou as prefeituras. As expertises e competências legais só funcionam bem se todos resolverem atuar juntos. Todos se empenham nas atividades que resultam nos objetivos alcançados. Estamos colhendo os frutos e sabendo que ainda temos muito o que plantar e o que colher", frisou o presidente.

A presidente da Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco (Aripe), Ynara Dantas, falou sobre o pioneirismo de Pernambuco com a implantação do Programa Moradia Legal. "Essa semana é muito importante nacionalmente, mas aqui em Pernambuco esta temática de regularização está aqui desde 2018. Milhares de famílias já foram beneficiadas e milhares ainda serão", disse. A presidente da Associação dos Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg-PE), Alda Paes, endossou a iniciativa do Poder Judiciário de Pernambuco no âmbito nacional. "A propriedade é um direito fundamental, mas ela só se concretiza em programas como o Moradia Legal", completou. 

Para encerrar o evento, o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou as atividades que serão realizadas entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro. "Esta semana será de reuniões, troca de ideias e entrega de títulos de propriedade. Pelo Brasil afora, serão estabelecidas as ações necessárias para o cumprimento das determinações do Conselho Nacional de Justiça, no que tange ao Projeto Solo Seguro, que trata a nível nacional da regularização fundiária", disse. 


Até sexta-feira (1°/09), diversas atividades serão realizadas. Nesta segunda-feira, a programação incluiu a cerimônia de abertura da Semana de Regularização Fundiária; o lançamento do curso "Registro de Imóveis em Regularização Fundiária Urbana"; a abertura do 6º Congresso Pernambucano de Municípios (Amupe); e a entrega de títulos de propriedade a moradores do Recife. Nos próximos dias haverá, ainda, audiência pública, palestra, seminário, dentre outros. A programação completa pode ser conferida clicando AQUI

O desembargador Ricardo Paes Barreto frisou, ainda, o trabalho coletivo dos órgãos, entidades e instituições para a realização do Programa Moradia Legal e a Semana de Regularização Fundiária. "O direito à moradia é constitucionalmente assegurado. A sociedade necessita do trabalho incansável, o empenho e comprometimento de todo nós, por isso agradeço a participação das entidades parceiras, dos 163 municípios aderentes, juntamente com o governo estadual e federal, que demonstram a força do trabalho coletivo, objetivando a justiça social, a dignidade e cidadania do povo pernambucano", ressaltou. 

O evento contou com a apresentação do curso de Registro de Imóveis em Regularização Fundiária Urbana e com a entrega de certificados aos professores do curso básico e do curso de Registro de Imóveis. 

Também prestigiaram a solenidade os desembargadores Francisco Bandeira de Mello (diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco) e Alexandre Assunção; o coordenador-geral do Programa Moradia Legal e assessor especial da Presidência do TJPE, juiz Gleydson Lima; a coordenadora adjunta do PMLPE, Sara Lima; o vice-presidente da Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco (Aripe), Paulo Olegário; o vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Pernambuco (Anoreg-PE), Dan Lócio; além de representantes dos órgãos, instituições e entidades parceiras de todo o Estado.

 

----------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE