Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Capacitação "Corregedoria em Ação" retoma as atividades na capital

Abertura do CGJ em AçãoA Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) promoveu, nesta quarta-feira (07/08), a retomada da capacitação "Corregedoria em Ação: Conhecendo os Dados para atingir as Metas", na capital pernambucana. O encontro, conduzido pelo corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, convocou magistrados (as) e servidores (as) das Varas de Família, Varas de Infância e Juventude, Varas Criminais, Juizados Especiais Criminais, entre outras unidades, conforme publicação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), Nº150/2024. Realizadas na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), as oficinas têm como prioridade aprimorar o uso de dados e ferramentas de gestão para a melhoria da eficiência nas unidades judiciárias.

Na mesa de honra, além do corregedor, marcaram presença: o juiz assessor especial da presidência, Gleydson Lima, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto; a subcoordenadora de dados e produtividade da Governança de Dados do TJPE, juíza Raquel Barofaldi; e a 1ª vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), juíza Ana Marques Veras.

O corregedor-geral, desembargador Francisco Bandeira de Mello, destacou o compromisso da iniciativa para garantir agilidade e efetividade ao realizar a justiça. No discurso de abertura das atividades, ele ressaltou: “O desafio é nos adaptar, nos capacitar para atuar coordenadamente, enfrentando esses macrodesafios da estratégia nacional 2021-2026 do CNJ. A Corregedoria, a Governança de Dados, a Seplan, a SETIC, se propõem a apoiar vocês [magistrados (as) e servidores (as)] a desenvolverem métodos de gestão, que são instrumentos para responder aos desafios com níveis adequados de eficácia”.

A programação do evento incluiu apresentação detalhada sobre o Sistema de Informação da Corregedoria (SICOR) e o TJPE Reports, ferramentas para inspeção e emissão de relatórios. Durante a oficina, os participantes foram orientados sobre como utilizar o SICOR para acompanhar e avaliar o desempenho das varas, garantindo a conformidade com as metas estabelecidas. Assim como a abordagem de como dispor do TJPE Reports para otimizar a tomada de decisões e aprimorar a eficiência operacional.

O juiz assessor especial da presidência, Gleydson Lima, expressou a satisfação com os resultados já percebidos nas turmas anteriores do evento. “A presidência está tomando as medidas administrativas para melhorar as ferramentas e a Corregedoria, brilhantemente, fazendo com que juízes (as) e servidores (as) tenham conhecimento delas e possam, assim, melhorar a gestão das unidades”, afirmou.

---
Texto: Aryagne Lopes | Ascom CGJ-PE
Fotos: Pablo Carvalho | Ascom CGJ-PE