Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Abertura de CNPJ está mais rápida

Pessoas interessadas em se inscrever no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de natureza não empresarial poderão fazer o registro de forma mais rápida. Um convênio firmado entre a Receita Federal e cartórios de Pernambuco reduziu o tempo para a emissão do documento, que podia durar até 60 dias, para 4 dias.

 

Pessoas interessadas em se inscrever no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de natureza não empresarial poderão fazer o registro de forma mais rápida. Um convênio firmado entre a Receita Federal e cartórios de Pernambuco reduziu o tempo para a emissão do documento, que podia durar até 60 dias, para 4 dias. A novidade foi apresentada em reunião na sede da Receita Federal em Pernambuco, localizada no bairro do Pina, e contou com a presença de representantes da Receita Federal, do Serviço Nacional dos Cartórios de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – IRTDPJ, e da Corregedoria da Justiça de Pernambuco, que é responsável por fiscalizar e orientar os cartórios.

 

A partir desta semana, para realizar a emissão, alteração ou baixa de CNPJ basta ir diretamente a um Cartório de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas, sem agendamento, apenas com o DBE (gerado na internet) e demais documentos da Pessoa Jurídica exigidos para se ter o deferimento ou não do pedido. Serão beneficiadas associações, condomínios, fundações, igrejas, organizações sociais e sociedades simples, entre outras entidades de natureza não-empresarial.

 

Segundo a chefe da equipe de Cadastros da Superintendência da Receita federal, Mirelly Câmara, a iniciativa faz parte de um projeto amplo da receita, por meio da integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresários e Pessoas Jurídicas (Redesim), que envolve todos os parceiros. “Com isso, queremos simplificar a vida da pessoa jurídica. Agora, o cidadão só precisa ir a um canal dar entrada e resolver todas as questões de seu interesse”, explicou.

 

Ainda não são todos os cartórios que realizam o procedimento. Dos 143 estabelecimentos habilitados em Pernambuco, 13 já assinaram o convênio, incluindo os dois únicos do Recife. Para o juiz corregedor auxiliar do serviço extrajudicial, Sérgio Paulo Ribeiro, a iniciativa é importante para o cidadão. “Esse convênio vai facilitar o ambiente de negócios e a vida dos interessados em se inscrever no CNPJ, uma vez que o usuário do serviço poderá obter tudo o que precisa em um só lugar. Então, vemos essa iniciativa com bons olhos”, destacou.

 

Até o dia 30 de junho de 2017, o contribuinte pode optar por dar entrada no CNPJ tanto nas unidades da Receita Federal como nos cartórios. A partir desta data, estes serviços serão realizados apenas através dos Cartórios, exceto atos de ofício e eventos que não necessitem do ato de registro, como mudança de contador responsável ou de correio eletrônico.

 

A previsão é de que, com este convênio, seja possível realizar cerca de 200 operações, dentre inscrição, alteração e baixa de CNPJ, por mês, em Pernambuco. Estas operações representam cerca de 10% dos serviços cadastrais referentes a CNPJ junto à Receita Federal.

 

.............................................................

Texto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ

Foto: Agência Rodrigo Moreira

Notícias Relacionadas

Não há resultados.

CGJ > Mais noticias relacionadas (corregedor-geral-da-justica)

Inicio > Todas as Notícias