Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Notícias

Programa Justiça Eficiente: mais de 2700 atos foram praticados em Vitória de Santo Antão em uma semana de ação

O Justiça Eficiente já ultrapassou 16 mil atos praticados. Na semana de 6 a 10/8, em Vitória de Santo Antão, mais de dois mil e 700 atos de secretaria foram praticados e 150 casais oficializaram sua união em casamento coletivo na comarca. Atos como expedição de documentos (ofícios, mandados, cartas, certidões), registro e publicação de sentença, inclusão de partes, conclusão, juntada, baixa, arquivamento, entre outros, contribuem para a redução da taxa de congestionamento do Judiciário e, consequentemente, do acervo das varas.

Vitória de Santo Antão foi a oitava comarca a receber o programa, nas 1ª, 2ª e 3ª varas cíveis. Desde abril, quando iniciaram os trabalhos, o Justiça Eficiente já esteve em Paulista, Abreu e Lima, Gravatá, Bonito, Ipojuca, Cupira e Belo Jardim, totalizando 16.008 atos praticados em quinze unidades judiciárias. Os servidores da Corregedoria, que estiveram na 18ª vara criminal e 3ª vara da fazenda, ambas da capital entre 20 e 24 de agosto,voltarão às mesmas unidades na próxima segunda (3/9), para dar continuidade aos trabalhos, que se estenderão até 6/9.

O Programa Justiça Eficiente, da Corregedoria Geral da Justiça, integra o plano de ações do corregedor geral, desembargador Fernando Cerqueira, que tem como meta um Judiciário ágil e eficaz. Através do apoio, capacitação e implemento de gestão processual e cartorária junto às unidades judiciárias de 1º grau que apresentam elevado acervo, a CGJ busca a redução do tempo médio de duração processual e, por conseguinte, da taxa de congestionamento.

 

---

Texto e arte: Natalie Jesus | Ascom CGJ

Foto: Agencia Rodrigo Moreira