Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Notícias

O corregedor da Justiça, Eduardo Paurá, e o presidente do TJPE, Frederico Neves, visitaram a I Semana da Conciliação de Belo Jardim

O corregedor da Justiça, Eduardo Paurá, e o presidente do TJPE, Frederico Neves, visitaram a I Semana da Conciliação de Belo Jardim, nessa quarta (26). Os dois participaram da abertura de um casamento coletivo com 40 casais. Além dos casamentos, mais de 200 sentenças e 180 conciliações já foram realizadas. O corregedor Eduardo Paurá desejou felicidades aos novos casais e lembrou que "O casamento é o primeiro passo para a formação da família, e é o núcleo da sociedade". Ele fez questão de ressaltar que essa é apenas a primeira a ação da corregedoria para garantir uma Justiça rápida e eficiente. "Precisamos fazer, entre outras coisas, uma limpeza ética para que os maus gestores não voltem, como define a Meta 18". O presidente Frederico Neves falou da alegria de estar em Belo Jardim e revelou seu desejo de uma Justiça mais próxima do povo, com um serviço público de excelência para atender os anseios da sociedade. "Procurem o juiz, não temam o juiz, acreditem no juiz", afirmou.

A semana conta com a presença da Defensoria Pública, Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Belo Jardim. A Corregedoria enviou duas juízas assessoras - Maria Auri Alexandre Ribeiro e Fernanda Pessoa Chuahy de Paula - e servidoras do Núcleo de Apoio aos Juízes (NAJ) para orientar os trabalhos. A conciliação é uma forma de solução de conflitos em que as partes, por meio da ação de um terceiro - o conciliador - chegam a um acordo, solucionando a controvérsia.


Para o juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Belo Jardim, Hugo Castro Jiménez - que supervisiona as audiências criminais e cíveis da pauta, auxiliado pelos servidores e voluntários - a mentalidade de conciliação era difícil de implantar no interior, "Mas com essa ação da Corregedoria tudo ficou fácil. A equipe do NAJ foi um apoio essencial, com certeza teremos uma diminuição muito grande do nosso acervo", comemora. A servidora do Fórum de Belo Jardim, Geralda Soares, diz que nos 38 anos de trabalho nunca tinha visto a equipe tão motivada "Estamos fazendo o máximo para aprender e colaborar, terminou sendo um treinamento, agora vou sempre pensar na conciliação primeiro". Além de processos de família, termos circunstanciados de ocorrências (TCOs), problemas com FGTS, PIS/PASEP entre outros, também foram solucionados. A semana termina nesta sexta (28).

Rosa Miranda- Ascom/ CGJ