Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Notícias

Justiça Eficiente vai promover casamento coletivo para 100 casais em Belo Jardim

Com o objetivo de agilizar o andamento processual e reduzir o acervo de ações, o Justiça Eficiente será realizado na Comarca de Belo Jardim. As 1ª e 2ª Varas Cíveis e a 1ª Vara Criminal vão receber o reforço de servidores e auditores de Justiça a partir da próxima semana. No dia 18, às 11h, também será realizado um casamento coletivo, na quadra da faculdade Autarquia Educacional do Belo Jardim, na PE 166, para 100 casais. O corregedor geral da Justiça, desembargador Fernando Cerqueira, vai prestigiar o evento.

O Justiça Eficiente já foi realizado em cinco comarcas desde o fim de abril, quando teve início. O programa tem como objetivo a diminuição da taxa de congestionamento processual, o incentivo às boas práticas de gestão e a promoção de cidadania por meio de campanhas que irão aproximar a Corregedoria da população.

“O que queremos, com o Justiça Eficiente, é atuar junto aos magistrados e servidores para melhorarmos a qualidade do serviço realizado pela Justiça. Com ele, buscamos levar apoio emergencial às unidades que estão sobrecarregadas nas secretarias, com uma equipe de servidores treinados, e aproximar o cidadão da Corregedoria, através de ações conjuntas com associações civis, promovendo a cidadania”, destacou o corregedor. Dois casamentos coletivos já foram promovidos através do programa, um em Gravatá, para 40 casais, e outro em Bonito, beneficiando 200 casais sem qualquer custo.

Casamento coletivo une 200 casais em BonitoCasamento coletivo promovido pela CGJ-PE une 200 casais em Bonito

O Justiça Eficiente já passou pela 2ª Vara Cível e pela Vara Criminal de Abreu e Lima, nas 1ª e 2ª Varas Cíveis de Gravatá; na 2ª Vara Criminal de Paulista, na Vara Única de Bonito, nas Varas Criminal e da Fazenda de Ipojuca e na Vara Única de Cupira. No total, cerca de 8.000 atos foram praticados nas unidades que receberam o programa, entre arquivamentos, remessas ao arquivo geral, juntadas de petição, conclusão, expedição de documentos, publicações de editais de intimação para contrarrazões das execuções fiscais, certidões trânsito em julgado e certidões de falta de pagamento das custas. O cronograma ainda prevê a realização do programa em Vitória de Santo Antão e Olinda em agosto.

 

---

Texto: Rebeka Maciel

Foto: Agência Rodrigo Moreira