Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Notícias

Em primeira sessão por videoconferência, Pleno do TJPE aprova mudanças no Ferc

Desembargadores utilizam ferramenta de videoconferência disponibilizada pelo CNJ

Desembargadores utilizam ferramenta de videoconferência disponibilizada pelo CNJ

Durante a primeira Sessão do Pleno por videoconferência, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aprovaram, de forma unânime, o Projeto de Lei (PL) proposto pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, com mudanças no Conselho Gestor do Fundo Especial do Registro Civil do Estado de Pernambuco (Ferc). Agora o documento segue nesta quarta-feira (22/4) para a apreciação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa (Alepe).

Conduzida pelo presidente da instituição, desembargador Fernando Cerqueira, a reunião foi realizada na tarde de 20 de abril através da Plataforma Emergencial de Videoconferência disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contou com a participação de 47 magistrados. Desde o último 18 de março, as sessões estavam suspensas em razão do enfrentamento à pandemia da covid-19 causada pelo novo coronavírus. Nesse contexto, o Judiciário tem buscado alternativas para garantir o atendimento à população.

Com base na Lei 14.642/2012 e as alterações procedidas pela Lei 16.522/2018, o Ferc é constituído por recursos referentes a dez por cento (10%) dos emolumentos recebidos por notários e registradores. Um dos objetivos do Fundo é ressarcir a realização de serviços gratuitos praticados pelos registradores civis de pessoas naturais de Pernambuco, a exemplo dos atos obrigatórios de registro civil de nascimento, casamento e óbito.

Na proposta do PL relatada pelo integrante da Comissão de Organização Judiciária (Cojuri), desembargador Jorge Américo, e aprovada pelo Pleno do TJPE com base no projeto da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-PE), o percentual de contribuição incidente passará a ser de 11% com o objetivo de incrementar a receita do Fundo. Também foram aprovadas pelos desembargadores a modificação na composição do Conselho Gestor do Ferc, com a participação de cinco magistrados e um servidor do Judiciário; a fixação de regras sobre as deliberações do Conselho; e a disposição sobre a destinação de recursos do Fundo.

“A alteração legislativa tem o objetivo de propor um novo modelo de gerenciamento do Fundo, com a manutenção dos serviços gratuitos à população de baixa renda, a exemplo dos atos obrigatórios de registro civil de nascimento, casamento e óbito, realizados pelos Cartórios de Registro de Pessoas Naturais. Diante do exposto, reforça-se que a universalização e a manutenção dos atos de registro, a partir de novo modelo administrativo do Ferc, garantirão o pleno exercício da cidadania aos pernambucanos, sem a necessidade de a população arcar com qualquer aumento na prestação do serviço”, defende o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos Figueiredo. Aprovado na Alepe, o documento seguirá para a apreciação do governador Paulo Câmara.

Corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueiredo durante videoconferência

Corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueiredo durante videoconferência

Mais – Desde eu foi disponibilizada pelo CNJ, a Plataforma Emergencial de Videoconferência tem sido utilizada por magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário de Pernambuco em diferentes áreas. Na CGJ-PE, o uso do sistema tem auxiliado nas reuniões de magistrados e também nos setores de Extrajudicial e Regularização Fundiária, Tecnologia da Informação, Auditoria de Inspeção e Comunicação Social.

Na Corregedoria, o atendimento à população é realizado nos dias úteis de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, através do telefone (81) 3182-0605 ou do e-mail corregedoria@tjpe.jus.br. Mais informações sobre serviços de cartórios e outras demandas também estão disponíveis no site www.tjpe.jus.br/web/corregedoria.
...........................................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom CGJ-PE – Com informações da Ascom TJPE
Imagens: Captura da Internet

CGJ > Mais noticias relacionadas (cgj)

Últimas Notícias

Não há resultados.

Inicio > Todas as Notícias