Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Desembargador Ricardo Paes Barreto assume cargo de corregedor geral da Justiça do TJPE

O presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, corregedor-geral durante o biênio 2020/2022, transmitiu o cargo para o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (2/2), a transmissão do cargo de corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na solenidade, restrita devido à pandemia do coronavírus, o presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, corregedor-geral durante o biênio 2020/2022, transmitiu o cargo para o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto. O evento, acompanhado por desembargadores da instituição e autoridades estaduais e nacionais, ocorreu no Salão do Júri do Fórum Thomaz de Aquino e foi transmitido no Canal Oficial do YouTube da Ascom TJPE. Confira fotos da solenidade

Após a abertura da cerimônia, o presidente do TJPE e então corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, destacou as iniciativas mais marcantes da sua gestão. Entre elas estavam presentes os Encontros Regionais do TJPE, que contou com a participação de 1.500 integrantes do Judiciário pernambucano, nos quais foram discutidos assuntos sobre gestão, infraestrutura, formação e segurança; a sistematização dos leilões judiciais de bens apreendidos; a inspeção de 100% das unidades judiciárias; a implantação do PJeCor, sistema do processo judicial eletrônico próprio e específico para as Corregedorias, sendo Pernambuco o primeiro estado da federação a implantar o programa; o Justiça Aqui e o pagamento das taxas nos cartórios por meio de PIX. Ao final, o desembargador recitou uma poesia de César Leal. “Tudo o que realizei ficou gravado e o tempo irá dizer o que valeu. O que foi feito o tempo não apaga. O que não foi, foi sonho e se perdeu”. 

Em seguida, foi realizada a leitura do Termo de Transmissão do Cargo para o biênio 2022/2024.  No seu discurso, o novo corregedor-geral, desembargador Ricardo Paes Barreto, agradeceu pela escolha do seu nome por aclamação para assumir a função. “Tenham todos, sem exceção, a certeza da dedicação que empenharei para bem cumprir a missão a mim confiada. Reiterando, como sempre o fiz, desde o início da minha carreira da magistratura, há mais de 30 anos, nosso compromisso ético com a Justiça digna, o qual se expressa na necessidade de fazer com que os magistrados estejam mais próximo da sociedade, preocupados com o bem comum, mais concentrados na construção de uma sociedade justa e igualitária”, disse.

Compuseram a mesa da solenidade, o presidente do TJPE; o novo corregedor-geral da Justiça; o governador do Estado, Paulo Câmara; o prefeito do Recife, João Campos; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto de Medeiros.

Aposição da fotografia - Antes da cerimônia da posse do novo corregedor-geral da Justiça, houve o descerramento da foto do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo na Galeria de Corregedores Gerais da Justiça de Pernambuco, localizada no 6º andar do Fórum Thomaz de Aquino.

 

Discurso de posse do desembargador Ricardo Paes Barreto – 02/02/2022

.................................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções