Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Corregedor Luiz Carlos Figueirêdo defende competência fazendária para ações de saúde de crianças e adolescentes fora de risco

Magistrado apresentou primeiro painel do 83º Encoge

Magistrado apresentou primeiro painel do 83º Encoge

O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, apresentou o painel "O juízo competente para processar e julgar os pedidos individuais que pleiteiam o acesso de crianças e adolescentes, que não se encontram em situação de risco, às ações ou aos serviços de saúde: o Fazendário ou o da Infância e Juventude?” durante o 83º Encontro Nacional de Corregedores (Encoge). Primeiro realizado virtualmente, devido ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, em 23 de julho, o evento foi organizado pelo Judiciário de Alagoas sob o tema “Corregedoria como órgão fomentador da melhoria da prestação jurisdicional”.

Durante exposição, o desembargador Luiz Carlos apresentou decisões recentes sobre o tema e informações a respeito do impacto do julgamento das ações de saúde no âmbito da Infância e Juventude e não da Fazenda Pública. O magistrado também pontuou análises com base na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 30 anos em 2020. “A transferência da ação para a Infância traz prejuízos aos contribuintes, à sociedade como um todo, mas, acima de tudo, ao futuro da nação, que são as crianças e adolescentes”, afirmou. Outro ponto defendido foi a criação de varas fazendárias especializadas em saúde, ou a escolha de unidades já existentes para assumirem essa competência.

Todo o material foi compartilhado com os participantes para análise e contribuições, uma vez que expediente a respeito da questão foi encaminhado à Comissão Gestora de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidida pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, tendo a ministra Assussete Magalhães como relatora sobre a fixação de tema de Recurso Repetitivo. No mês de junho, o magistrado publicou artigo “Demandas judiciais de saúde em favor de crianças e adolescentes” a respeito da questão no jornal Diario de Pernambuco. É possível ter acesso à apresentação AQUI (basta clicar na imagem), ou no site www.luizcarlosfigueiredo.com.br.

Antes da apresentação do desembargador Luiz Carlos, o encontro foi aberto pelo presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) e corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, e teve palestra magna de abertura com o corregedor nacional da Justiça, ministro Humberto Martins. Na ocasião, também foram realizadas homenagens a magistrados brasileiros, incluindo dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE): Fernando Cerqueira, atual presidente da instituição; e Ricardo Paes Barreto, integrante do STJ. Confira todas as notícias a respeito do 83º Encoge nos links abaixo.

Notícias relacionadas

Presidente do Encoge destaca que repensar o Judiciário é atividade contínua

CCOGE homenageia magistrados que prestam serviços relevantes ao Judiciário brasileiro

83º Encoge é realizado em Alagoas em formato virtual

Corregedor nacional reforça importância de gestão e transparência a corregedores de Justiça do Brasil

Desembargador defende competência fazendária para ações de saúde de crianças fora de risco

Juiz da PB discute viabilidade de inteligência artificial na identificação de fraudes processuais

Juíza expõe resultados da implantação de planos de gestão em unidades de Sergipe

Juízes da CGJ/AL apresentam experiência em inspeções de processos eletrônicos

Desembargador de SP mostra evolução dos serviços prestados pelos cartórios

Corregedores de Justiça defendem audiências de custódia por videoconferência durante a pandemia

Fernando Tourinho encerra 83º Encoge com nove propostas aprovadas

Corregedores-gerais de Justiça do Brasil aprovam carta do 1º Encoge Virtual
..................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom CGJPE
Imagem: Captura da internet