Navegação do site
APRESENTAÇÃO
Breve descrição do sistema
O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) foi criado em 2019 e nasceu da união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA).
o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) traz uma visão integral do processo da criança e adolescente desde sua entrada no sistema de proteção até a sua saída, quer seja pela adoção que seja pela reintegração familiar.
O objetivo é evitar o trabalho desnecessário de servidores e juízes que fazem a alimentação dos cadastros, além de trazer funcionalidades inéditas.
Endereços de acesso para o sistema
Gestor do sistema
CNJ.
Público alvo
Varas da Infância eJuventude, CEJA, Ministério Público.
Principais funcionalidades
O SNA possui um inédito sistema de alertas, com o qual os juízes e as corregedorias podem acompanhar todos os prazos referentes às crianças e adolescentes acolhidos e em processo de adoção, bem como de pretendentes. Com isso, há maior celeridade na resolução dos casos e maior controle dos processos, sempre no cumprimento da missão constitucional do Conselho Nacional de Justiça.
Uma das principais novas funcionalidades do sistema é a automatização da busca de pretendentes para as crianças aptas para adoção. Todas as noites, o sistema fará a busca automática, com o objetivo de vincular uma criança ao primeiro pretendente encontrado, dentro da ordem de preferência prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O SNA também possibilita uma maior participação dos pretendentes, que podem realizar pré-cadastros online e acompanhar suas habilitações, em uma página exclusiva para pretendentes. O sistema também envia e-mails se houver qualquer necessidade de modificação no cadastro, como uma vinculação ou uma renovação.
Outras informações
Site do CNJ: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/adocao/
Release Notes !
Não há nenhum endereço ou documento disponibilizado pelo CNJ com o Release Notes desse sistema.
ACESSO
Credenciais para acesso ao sistema
Acesso através do login e senha.
Necessita Certificado Digital?
Não.
Liberação de acesso ao sistema/alteração de permissão dentro do sistema
Os Magistrados e Servidores do TJPE Podem solicitar acesso a Assessoria de Tecnologia de Informática da Corregedoria pelo e-mail cgj.ati@tjpe.jus.br fornecendo os seguintes dados:
- Nome completo
- CPF
- Matrícula
- Lotação
- Cargo e
- Telefone para contato.
ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS
Manual do usuário
Perguntas frequentes
Como faço para tirar dúvidas a respeito do sistema?
Encaminhar para o e-mail cgj.ati@tjpe.jus.br
Glossário
Seção em construção.
POLÍTICAS DE USO
Links de Atos, normativos e resoluções
O sistema é regulamentado por meio da Resolução nº 289/2019 do CNJ.