Navegação do site
Evento foi realizado em frente ao Palácio da Justiça de Pernambuco
Na noite desta quinta-feira (21/11), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abriu as comemorações do Natal, no Recife, com a realização da 4ª Cantata Natalina e a inauguração da iluminação especial do Palácio da Justiça, localizado na Praça da República, bairro de Santo Antônio. A sede do Judiciário estadual ficará iluminada até 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis, data que encerra o Ciclo Natalino. Confira as fotos, clicando em https://photos.app.goo.gl/p9EsuHxpNMtq6wwV9
O TJPE disponibilizou 300 cadeiras para o público que compareceu em peso para assistir à festa cultural e religiosa, realizada em um palco instalado nas escadarias do Palácio da Justiça. Além do nascimento de Jesus Cristo, a Cantata celebrou o Dia Mundial de Ação de Graças, comemorado em 28 de novembro.
“Sinto-me grato pela oportunidade de parabenizar publicamente todas as equipes do Tribunal, principalmente aquelas envolvidas na realização da Cantata Natalina e da Iluminação do Palácio da Justiça, cartão postal de nossa cidade”, declarou o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que abriu a programação artística, e assistiu ao evento juntamente com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Cerqueira, e outras autoridades presentes.
O presidente do TJPE também convidou todos para rezar a Oração ao Anjo da Guarda junto com ele, mas antes declarou seu desejo e votos de “que o espírito de união entre todos se faça presente diariamente em nossas vidas. Independente de raça, credo, gênero, afetividade, religião ou visão política, que possamos celebrar o que de mais belo existe: o amor”.
A diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Valéria Temporal, em pronunciamento, saudou todos e agradeceu ao presidente do TJPE pela realização da 4ª Cantata, além dos gestores dos outros órgãos envolvidos na realização da festividade. “Desde o ano de 2016, a Cantata do TJPE é um símbolo da integração da beleza, das luzes e da arte em prol do Natal e, hoje, também pela celebração do Dia de Ação de Graças”, disse a diretora.
Palácio foi iluminado durante apresentação de orquestra e bailarinos
Dança e luzes – A iluminação natalina do Palácio da Justiça foi acionada após a fala do presidente do TJPE, juntamente com o número de dança apresentado pelos bailarinos clássicos Aneska França e Tharcisio Siqueira, artistas do Studio de Danças Aneska França. Eles dançaram ao som da música Happy Holidays/White Christmas.
O cenário de Natal do Palácio da Justiça, prédio de estilo eclético que completa 90 anos em 2020, foi iluminado, então, por cascatas de luzes em suas colunas, no tom prata; por refletores iluminando a fachada nas cores azul e branca; e por contornos de pequenas luzes douradas nas janelas e nos detalhes da estrutura. Ao todo, foram utilizados150 metros de comprimento de fios; 150 unidades de lâmpadas do tipo estrobo; 128 unidades de tubo acrílico com lâmpadas do tipo LED; 46 contornos de micro lâmpadas para janelas; e 30 refletores.
Benção – O último pronunciamento foi proferido pelo pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Piedade, padre Caetano Pereira, que abençoou o evento, falando detidamente de um trecho bíblico do Evangelho de São Mateus. Os versículos discorrem sobre a Família Sagrada, composta por Maria e José, em relação ao milagre da concepção de Jesus Cristo, segundo a doutrina cristã.
“Escolheu Deus, em Sua magnitude, uma mulher para conceber a luz do mundo, a salvação, e o amor encarnado divino: Nosso Senhor Jesus Cristo. E fez isto através de uma mulher, honrando a todas as mulheres que, infelizmente, até os dias de hoje, sofrem muitas vezes abusos e incompreensões, até de familiares. Maria, assim como José, antes de santos, foram exemplos de pai e mãe”. Ao final, o religioso rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria com os presentes, e realizou a benção final focado na gratidão.
Poema e Música – Antecedida pela leitura do poema “Impossível”, de autoria Rosa Maria Medeiros, interpretada pela atriz e cerimonialista do TJPE, Sônia Bierbard, os Corais do TJPE e da Orquestra Criança Cidadã (OCC), juntamente com os músicos da OCC, iniciaram a 4ª Cantata Natalina do TJPE. Foram nove músicas no total, com direito a bis da canção Jesus Cristo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Ao todo, os 60 componentes apresentaram sete composições nacionais e duas internacionais compostas por autores como Gilberto Gil, John Lennon e Yoko Ono, Roberto Carlos, Ivan Lins, Leonardo Cohen, dentre outros. Eles foram regidos pela maestrina do Coral do TJPE, Amilca Aniceto, e acompanhados pela pianista Kedma Morais. A regente, no espetáculo, apresentou a sua filha de menos de um ano, Laurinha, emocionando a todos. Ano passado, Amilca Aniceto participou grávida do evento.
Organização – A 4ª Cantata Natalina do TJPE foi uma realização conjunta da Presidência do TJPE e da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), através da Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH). Já a iluminação do Palácio foi instalada pela Secretaria de Administração (SAD), através das diretorias de Engenharia e Arquitetura (DEA) e de Infraestrutura (Diriest). As secretarias são ligadas à Diretoria Geral. A 4ª Cantata do TJPE também contou com o apoio dos setores de Cerimonial, Segurança, Consultoria, Financeiro e Comunicação Social do Tribunal.
Confira as músicas executadas na 4ª Cantata Natalina do TJPE deste ano:
1. Marcas do que se foi
Composição: José Jorge, Márcio Moura, Paulo Sérgio Valle, Rui Mauriti e Tavito
Arranjo: Edu Morelenbaum
2. Ave Maria
Letra: Jaime Redondo
Música: Vicente Paiva
Arranjo: Marcos F.M.
3. Imagine
Letra: John Lennon e Yoko Ono
Música: John Lennon
Arranjo: Edu Morelenbaum
4. Depende de nós
Letra: Vitor Martins
Música: Ivan Lins
Arranjo: Edu Morelenbaum
5. Aleluia
Composição: Leonard Cohen, versão gospel de Gabriela Rocha
Arranjo: Roger Emerson
6. Andar com Fé
Letra e Música: Gilberto Gil
Arranjo: Alan Aragão
7. Jesus Cristo
Letra e Música: Roberto Carlos e Erasmo Carlos
Arranjo: Edu Morelenbaum
8. Natal todo dia
Composição: Mauricio Gaetani
Arranjo: Carlos Veiga Filho
9. Bom Natal
Letra: Cesar Batalha
Música: Lúcio Carvalho
Arranjo: Islêne Leite
...................................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Guilherme Guimarães | Cacoete Produções | Ascom TJPE