Navegação do site
A Governança constitui a gestão estratégica da organização, ou seja, é o método ou modelo por meio do qual as práticas organizacionais são estabelecidas. É a Governança que direciona a forma como o planejamento será executado em consonância com os interesses dos cooperados.
As organizações em geral buscam entregar bons serviços aos cidadãos. No Judiciário, os bons resultados são aqueles que contribuem para entregar à sociedade uma prestação jurisdicional célere e eficaz, a fim de resolver conflitos e assim cooperar com o bem-estar social.
Para obter esses bons resultados, sem desperdício dos mais variados recursos e descontrole de seus procedimentos (sustentabilidade e economia), a organização procura direcionar sua atuação e monitorar seu funcionamento. Esse monitoramento permite que os responsáveis pela administração e as partes usuárias dos serviços possam avaliar e reavaliar os resultados. A avaliação, por sua vez, fornece informações, ou seja, dados para manter a direção ou redirecionar projetos, ações, procedimentos e recursos em favor do aperfeiçoamento dos processos internos, estabelecendo organização e método, a fim de alcançar os objetivos e as metas planejadas e, consequentemente, a entrega dos melhores serviços.
Assim, a Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados é responsável por monitorar, avaliar e direcionar as ações e as políticas internas, de forma a melhorar o desempenho da organização, criando contextos favoráveis ao alcance dos resultados esperados, com sustentabilidade. Para isso, a Governança aplica práticas de liderança, de estratégia e de controle para que tanto os mandatários (diretores, gerentes e operadores) quanto os usuários e outros interessados (sociedade) possam monitorar o funcionamento dos serviços e a eficácia das políticas públicas.