Notícias

Comissão de Gestão e Preservação da Memória do TJPE promove reunião com Secretaria Civil do Estado de Pernambuco sobre comemoração dos 200 anos da Confederação do Equador

A Comissão de Gestão e Preservação da Memória do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) reuniu-se, na última sexta-feira (21/07), com a Secretaria Civil do Estado de Pernambuco, para tratar dos preparativos da comemoração dos 200 anos da Confederação do Equador, que acontecerá em 2024. Na ocasião, também foi abordado a participação do TJPE de forma permanente na Comissão do Bicentenário da Confederação do Equador criada em julho de 2022, sugestão que será analisada pelo Governo do Estado.

Durante a reunião, o presidente da Comissão de Memória do TJPE, desembargador Alexandre Assunção, conversou com o Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Também participaram do encontro o vice-presidente da Comissão de Memória do Tribunal, desembargador Evandro Magalhães, e os desembargadores membros Luiz Gustavo Araújo e Eduardo Guilliod, e os servidores Mônica Padua e Carlos Amaral, do Memorial da Justiça do TJPE. 

História - A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824, no Nordeste brasileiro. Teve início em Pernambuco e logo alcançou outras províncias da região. Em síntese, o movimento era contrário à centralização do poder imperial de Dom Pedro I e foi batizado com esse nome em referência à proximidade do centro do conflito com a linha Equador. Além dessa oposição ao arbítrio do imperador, a confederação pretendia implantar o regime republicano. As tropas imperiais conseguiram abafar o movimento e matar seus líderes.

...........................................................................
Texto: Bruno Brito | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia | Governo do Estado de Pernambuco