Navegação do site
Visando proporcionar condições adequadas para a execução da pena de limitação de fim de semana, o CAPEMA buscou referências de sucesso nessa área, já implementadas em outros estados do Brasil. A partir do interesse do Centro de Assistência Social da Polícia Militar de Pernambuco em estabelecer parceria, foi então se delineando o Programa de Limitação de Fim de Semana.
O programa tem como objetivo executar a pena de limitação de fim de semana, tendo em vista o desenvolvimento da cidadania e superação da situação de exclusão dos beneficiários.
O grupo de cumpridores é aberto e heterogêneo. É composto por mulheres e homens, com idade, escolaridade e ocupação variadas, com diferentes demandas sócio-assistenciais e psicológicas e situações de exclusão e vulnerabilidade sociais.
Nas atividades, lançamos mão das mais diversas estratégias: oficinas, palestras, dinâmicas de grupo, grupos de reflexão, discussão, sócio-educativos entre outros.
Definimos que os principais eixos de trabalho serão:
- Convivência social;
- Família e vínculos familiares;
- Educação e saúde;
- Trabalho e geração de renda;
- Revisão e elaboração de um plano de vida pessoal;
- Prevenção à reincidência.
A VEPA, em parceria com o Setor de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Pernambuco, conta com voluntários das áreas de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia para a execução das atividades. Os requisitos para participação no programa são disponibilidade de trabalho aos sábados e domingos e habilidade e experiência de trabalho em grupo.
A equipe psicossocial da VEPA é responsável pelo acompanhamento e monitoramento da execução. São realizados encontros semanais com as equipes responsáveis pelas atividades, para planejamento e supervisão.