Notícias da 2a. Vice-Presidência

O 2º Vice-presidente, Des. Eduardo Sertório, que também é Vice-ouvidor do Colégio de Ouvidores dos Tribunais de Justiça do país participou do XI Encontro Nacional dos Ouvidores do Judiciário

O desembargador Eduardo Sertório (vice-ouvidor do Colégio de Ouvidores dos Tribunais de Justiça do País) participou do XI Encontro Nacional dos Ouvidores do Judiciário, em Maceió. Durante o encontro, o desembargador Sertório, atual segundo vice-presidente do TJPE , foi reeleito, por aclamação, para a 2ª Vice-Presidência do Colégio de Ouvidores.

Conselheiro do CNJ, Marcello Terto debateu sobre as Ouvidorias de Justiça e o papel na estruturação de dados para políticas judiciárias, trazendo números nacionais sobre a realidade atual da relação entre a Justiça e o cidadão.

“As Ouvidorias dos Tribunais de Justiça são a porta de entrada do espírito democrático no sistema de Justiça. É importante que o cidadão saiba que sua opinião é considerada na elaboração de políticas públicas e nas medidas para tornar o Judiciário mais efetivo”.

Durante a palestra, foi apresentado o projeto de desenvolvimento do Sistema Nacional de Ouvidorias pela Ouvidoria do CNJ, que visa promover a prospecção de boas práticas que vêm sendo adotadas pelo país. Ainda durante o evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, destacou o crescimento das ouvidorias judiciais.

“A ouvidoria cresceu muito dentro do Judiciário. Ela é, na verdade, a caixa de entrada dos problemas que nós temos, para tentar melhorar os serviços que nós estamos prestando”, disse.