Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Base de dados do sistema ficará disponível a partir de servidores do TSE após a suspensão
Projeto de Lei (PL) aprovado pelos desembargadores, com mudanças no Conselho Gestor do Fundo Especial do Registro Civil, será encaminhado à Assembleia Legislativa (Alepe)

CGJ > Mais noticias relacionadas (extrajudicial)

Últimas Notícias

Corregedor-geral é homenageado em Encontro do Colégio de Diretores de Escolas da Magistratura


Corregedor ao lado do presidente do Copedem recebendo homenagemO 57º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizado na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), foi encerrado na última sexta-feira (23/8). Durante dois dias, foram discutidos assuntos relacionados ao tema “Oportunidades e Desafios na Utilização da IA Generativa no Poder Judiciário”. 

Homenagens a nomes locais que contribuíram para a realização do encontro foram promovidas na abertura. Entre os agraciados, está o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello. Também foram homenageados os desembargadores Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); Jorge Américo, diretor-geral da Esmape; Cândido Saraiva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; Alexandre Pimentel, presidente do Comitê Gestor Local da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro; a desembargadora Daisy Andrade Costa Pereira, vice-diretora-geral da Esmape; o desembargador emérito José Antônio Macêdo Malta, o juiz Sílvio Romero Beltrão, supervisor da Esmape; e a servidora Izabella Pimentel, secretária executiva da Esmape.

Participaram do evento diretores, coordenadores e assessores de escolas judiciais de todo o País. Na abertura, o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), agradeceu o acolhimento da Esmape e destacou da programação do encontro. “O momento nos desperta para novos horizontes que pedem uma discussão mais intensa dessas ferramentas”, ponderou, tocando no tema central do evento científico, que é o uso da Inteligência Artificial pelo Judiciário.

O diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, lembrou que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está comemorando, neste ano de 2024, o bicentenário da Confederação do Equador. Chamou a atenção para a história libertária e altiva de Pernambuco e deu boas-vindas a todos, abrindo os trabalhos.

Dentre as palestras apresentadas durante o evento, foram discutidas a "Algoritmização da atividade Jurisdicional - Diagnóstico Empírico sobre o Uso da IA Generativa na Confecção de Minutas de Decisões”, pelo desembargador Alexandre Pimentel; “Projeto Hórus: Inteligência Artificial Generativa e Ativa para a Transformação Digital do Judiciário Brasileiro”; e “Ficção ou Realidade: Reflexões sobre o Futuro da IA no Cinema”. A coordenação foi do desembargador Marcos Villas Boas. 

 

.......................................................................................................

Texto: Redação | Ascom CGJ-PE com informações da Esmape

Foto: Esmape
 

Inicio > Todas as Notícias