Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Jurista Roque de Brito Alves é homenageado com nome em Fórum de Abreu e Lima

Presidente descerrando a placa ao lado de integrantes do Poder JudiciárioApós aprovação do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Abreu e Lima passou a ser denominado "Jurista Criminal Dr. Roque de Brito Alves". A solenidade para homenagear a memória do jurista pernambucano foi realizada na quarta-feira (1°/02) no Fórum de Abreu e Lima e contou com as presenças do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e da juíza assessora especial da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, Roberta Viana Jardim, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto. 

Respeitado internacionalmente pelo seu conhecimento na área do Direito Criminal, o jurista, escritor e professor Roque de Brito Alves faleceu em 13 de junho de 2020, vítima de Covid-19.

Durante o evento, a juíza assessora especial da CGJ-PE, Roberta Viana Jardim, ressaltou o legado do jurista, que foi seu professor. “Aqui em Pernambuco todos nós que cursamos direito sabemos do destaque nacional e mundial desse jurista. Ele permanece vivo na obra e no coração da família. Agradeço também a possibilidade de presenciar a evolução da prestação jurisdicional nas atuais instalações do Fórum de Abreu e Lima. Observamos aqui uma melhoria não só física como também no atendimento ao cidadão”, destacou. 

A ideia da homenagem ao jurista pernambucano partiu do juiz titular da Vara Criminal de Abreu e Lima, Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo. O pedido do magistrado foi aceito e encaminhado pelo diretor do Foro da Comarca, juiz Hugo Bezerra de Oliveira, para apreciação no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Em 16 de dezembro do ano passado, a proposta foi aprovada pelo Órgão Especial do TJPE. 

Em seu discurso, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, falou do momento relevante para o TJPE com a homenagem ao jurista Roque de Brito Alves. “Representa para nós do Judiciário uma grande honra poder fazer essa homenagem ao denominar o Salão do Tribunal do Júri com o seu nome. O professor era um homem que emanava simplicidade e sabedoria por meio de suas aulas, livros e conversas com os amigos e colegas. Roque nos proporcionou conhecimento e agora lhe retribuímos com essa singela homenagem”, disse o presidente do TJPE.

Também participaram da solenidade o diretor do Foro da Comarca, juiz Hugo Bezerra de Oliveira; o juiz titular da Vara Criminal de Abreu e Lima, Luiz Carlos Vieira; a defensora pública Marta Brito Alves Freire, sobrinha do homenageado; a jornalista Daniella Brito Alves, secretária executiva de Imprensa do Estado, e também sobrinha do homenageado; e a promotora criminal de Justiça de Abreu e Lima, Fabiana Siebra.

 

....................................................................................

Texto: Redação Ascom TJPE

Foto: Assis Lima | Ascom CGJ-PE

Notícias Relacionadas

Não há resultados.

CGJ > Mais noticias relacionadas (corregedor-geral-da-justica)

Últimas Notícias

Não há resultados.

Inicio > Todas as Notícias