Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Grupo de Trabalho discute regras para funcionamento do juiz de garantias

Imagem dos integrantes do grupo de trabalho sentados em reuniãoO corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, reuniu-se, na última terça-feira (20/8), com os membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) nomeado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) por meio da Portaria nº 69, de agosto de 2024, para a regulamentação do funcionamento do juiz das garantias. O encontro foi realizado no Fórum Thomaz de Aquino, bairro de Santo Antônio.

A figura do juiz de garantias, introduzida no Código de Processo Penal pela Lei 13.964/19, tem por objetivo assegurar o controle da legalidade da investigação criminal e preservar os direitos individuais dos investigados. A Resolução Nº 562, de junho deste ano, do Conselho Nacional de Justiça, instituiu diretrizes de política judiciária para a estruturação, implantação e funcionamento do juiz das garantias no âmbito da Justiça Federal, Eleitoral, Militar, e dos Estados, Distrito Federal e Territórios.  

Considerando a necessidade de definir regras para o funcionamento do juiz das garantias no âmbito do TJPE, a reunião foi realizada. As atividades contam com a atuação de outros órgãos que compõem o sistema de justiça no Estado de Pernambuco.

Além do desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello, que preside o GTI, estiveram presentes o encontro, o coordenador Criminal do Tribunal de Justiça, desembargador Mauro Alencar de Barros; o assessor especial da Presidência do TJPE, juiz Gleydson Pinheiro; o assessor especial da Corregedoria, juiz Luiz Carlos Vieira de Figueiredo; o subdefensor público Cível e Criminal do Interior, Rafael Bento de Lima Neto; o promotor coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminal, Antônio Augusto de Arroxelas Macedo Filho; o advogado presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas – CDAP Yuri Azevedo Herculano; o delegado especial de Polícia Graham Stephan Bentzem Campelo; a chefe da Unidade Técnica de Identificação Criminal, Ivoneide Constantino da Silva; o assessor da Gerência do Instituto de Criminalística, Wagner Bezerra do Nascimento; e a representante da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco, Clarissa de Almeida Pereira.
 

........................................................................................

Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascm CGJ-PE