Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

CGJPE encaminha relatório dos Encontros Regionais para TJPE

Participantes do Polo Recife 2 durante encerramento da plenária em 16 de outubro de 2020

Participantes do Polo Recife 2 durante encerramento da plenária em 16 de outubro de 2020

Resumo da notícia

  • Os Encontros Regionais contaram com a participação de 1,5 mil magistrados e servidores.
  • Para quase 60% dos participantes, as dificuldades do Judiciário estão na área de Gestão.
  • Infraestrutura, Capacitação e Segurança foram outros pontos debatidos durante as atividades.

Um dos programas realizados através de parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJPE), a Presidência do Tribunal (TJPE) e demais setores do Judiciário Estadual foram os Encontros Regionais: Gestão Participativa do Biênio 2020 – 2022. Com o término do levantamento de dados da atividade, a CGJPE encaminhou o relatório completo da iniciativa para o TJPE em 12 de janeiro. A data marcou os 50 anos de instalação da Corregedoria em Pernambuco.

Com a convocação e a participação de 1.516 magistrados e servidores de todas as comarcas e unidades judiciárias de 1º Grau, os Encontros Regionais foram divididos em oitos polos. Nos dias 12 e 13 de março de 2020, a atividade ocorreu presencialmente no polo Petrolina. Por conta do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o evento passou a ser realizado virtualmente entre os dias 4 de setembro e 16 de outubro, nos polos Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru, Zonas da Mata Sul e Norte, Região Metropolitana, Recife 1 e Recife 2. Durante as atividades, foram debatidas dificuldades e soluções em quatro áreas: Gestão, Infraestrutura, Capacitação e Segurança.

De acordo com os dados analisados pelas equipes da Auditoria de Inspeção e do Núcleo de Apoio aos Juízes (NAJ) da Corregedoria, o maior desafio encontrado por magistrados e servidores do Judiciário está na área de Gestão. Para 59,6% dos participantes, há dificuldades com relação a pessoal, atendimento, gerenciamento de acervo, rotinas cartorárias, entre outros pontos. Na sequência, estão Infraestrutura (31,9%) com questões de internet, telefonia, equipamentos e prédios; Capacitação (6,7%) com necessidade de formação especializada; e Segurança (1,8%) a respeito de policiamento.

No total, 291 Unidades Judiciárias (UJs) abordaram 265 dificuldades no campo Gestão; 213 UJs trouxeram 142 dificuldades de Infraestrutura; 65 UJs apontaram 30 dificuldades em Capacitação; e 21 UJs informaram oito dificuldades em Segurança

No total, 291 Unidades Judiciárias (UJs) abordaram 265 dificuldades no campo Gestão; 213 UJs trouxeram 142 dificuldades de Infraestrutura; 65 UJs apontaram 30 dificuldades em Capacitação; e 21 UJs informaram oito dificuldades em Segurança

“Como bem disseram magistrados e servidores que participaram dos Encontros Regionais, nós tivemos a oportunidade de debater nossos problemas e procurar soluções caseiras e também externas, com foco, especialmente, na valorização de pessoal, no investimento em tecnologia e na busca de melhor prestação de serviço à sociedade. Precisamos avaliar a viabilidade das sugestões e colocar em prática o que for benéfico para todos. Pela dedicação a esse minucioso levantamento, todos estão de parabéns”, declarou o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e um dos idealizadores da iniciativa, ao lado do presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, e dos juízes Gleydson Lima e Fernanda Chuahy.

Os Encontros Regionais contaram com apoio da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), responsável pelo curso sobre o evento; da Ouvidoria Geral da Justiça; da Associação de Magistrados (Amepe); e da Unidade Petrolina do Ministério Público (MPPE). A Coordenadoria da Mulher, a Coordenadoria da Infância, a Coordenadoria dos Juizados Especiais, o Núcleo de Conciliação e o Comitê Gestor do PJe também contribuíram.

A atividade foi organizada por 32 servidores do NAJ, da Secretaria, da Auditoria, da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), da Assessoria de Comunicação (Ascom) e do Cerimonial da CGJPE; e da Ascom, do Cerimonial e Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJPE. Todos os Encontros foram mediados por 12 juízes voluntários.

Confira as aberturas dos Encontros Regionais realizados virtualmente:

Serra Talhada

 

Garanhuns

 

Caruaru

 

Zonas da Mata

 

Região Metropolitana

 

Recife 1

 

Recife 2

 

Leia mais

Participantes de Encontros Regionais avaliam positivamente formato EaD de curso sobre evento

Em novo site, Corregedoria lança página reunindo mais de 40 sistemas utilizados no Judiciário
.............................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom CGJPE
Imagem: Captura da Internet