Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

Aplicações Aninhadas

Notícias

Primeiro painel do 79º Encoge foi comandado por corregedor auxiliar de Pernambuco

“Nomeação de interinos para ocupação de cartórios extrajudiciais vagos: previsão legal, requisitos e aspectos polêmicos” foi o tema escolhido para abertura dos trabalhos no 79º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), em Natal. O juiz corregedor auxiliar para o serviço extrajudicial da CGJ-PE Janduhy Finizola discorreu sobre a  Lei nº 8935/94, que dispõe sobre os serviços notariais e de registro.

Ao abrir a palestra do corregedor auxiliar, o corregedor geral da Justiça desembargador Fernando Cerqueira destacou que “este é o fórum adequado para que possamos discutir essa grave situação que assola o país todo”, se referindo ao grande número de interinos que vêm assumindo cartórios por todo Brasil. Diversos corregedores corroboraram a fala de Cerqueira, acrescentando suas experiências e colocando propostas. O ministro Humberto Martins também pôde se pronunciar, destacando a responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça para regrar essa matéria.

Ao finalizar sua exposição, o juiz Janduhy Finizola defendeu a nomeação de interinos dentre os que já exercem titularidade, obedecida a ordem estabelecida na lei dos cartórios ( Lei nº 8935/94). A CGJ-PE, através da sua corregedoria auxiliar para o serviço extrajudicial, busca colocar em prática a Lei, acatando as decisões mais recentes dos Tribunais Superiores.

 

---

Texto: Natalie Jesus | Ascom CGJ

Foto: Secom | TJRN