Navegação do site
O presidente do Fonamec, desembargador Erik Simões (da direita para a esquerda - segundo à esquerda)
O coordenador do Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Erik Simões, foi eleito, por decisão unânime, presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação para o biênio 2024/2026, em Manaus, no estado do Amazonas, nesta sexta-feira (2/08). O Fórum tem âmbito nacional, e é composto pelos 26 coordenadores dos Nupemecs dos Estados e do Distrito Federal e pelos magistrados dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). O desembargador já havia sido eleito para a 1ª Vice-Presidência do Fonamec, em junho de 2022, para o biênio 2022-2024.
"Recebo com grande alegria a aclamação como presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação - Fonamec, que congrega os representantes de todos os Tribunais de Justiça do país. Divido com os magistrados, servidores e colaboradores do nosso Tribunal, a alegria e a responsabilidade pela eleição. É um reconhecimento ao trabalho de excelência que o TJPE desempenha na área de conciliação, mediação e na promoção da cidadania", afirmou o desembargador Erik Simões.
O Fonamec tem o objetivo de promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.
A eleição aconteceu durante o 2º Encontro Nacional dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos promovido nesta sexta-feira (2/08). Além de Erik Simões foram eleitos como 1º vice-presidente do Fonamec, o juiz Juliano Carneiro Vieira (do TJMG) e como 2ª vice-presidente a desembargadora Vanderlei Teresinha (do TJRS).
O encontro ocorreu no salão de reuniões do Centro Cultural Povos do Amazonas, na zona Sul de Manaus, com atividades pela manhã e à tarde, tendo como objetivos avaliar e aprovar os enunciados propostos pelos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs); discutir e aprovar a reforma do estatuto do Fonamec e eleger os novos diretores do referido Fórum.
A abertura do evento foi realizada pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge que, em seu discurso, salientou que o evento é um marco significativo no contínuo aperfeiçoamento dos métodos consensuais de solução de conflitos.
............................................................................
Texto: Ivone Veloso com informações TJAM
Foto: TJAM