Navegação do site
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Goiana, sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), vai promover o 2º Esforço Concentrado da unidade. Desta vez, o mutirão será em Atapuz, vila situada no Distrito de Tejucupapo-PE, na quarta-feira, 28/08; e em Carrapicho, Distrito de Goiana-PE, na quinta-feira, 29/08. Em Atapuz, a ação acontecerá na Escola Municipal Nicolau da Silva; e em Carrapicho, na Escola Municipal João Carneiro de Melo. O horário do mutirão será das 8h às 14h.
Os Cejuscs fomentam a cultura de acordo e realizam atividades voltadas ao desenvolvimento e exercício da cidadania. Assim, durante este mutirão, além da realização de audiências de conciliação pelo Cejusc de Goiana e atendimento pela Defensoria Pública - Núcleo de Goiana, serão promovidas ações de cidadania e prestação de serviços à comunidade como, por exemplo, emissão, gratuitamente, de 2ª via de documentos de Certidão de Nascimento, Casamento, Divórcio e Óbito, pelo Cartório de Registro Civil do Distrito de Tejucupapo e Goiana Sede; expedição e regularização de CPF pela AD Goiana e a participação também do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da localidade com Bolsa Família e CadÚnico, entre outros serviços ofertados, proporcionando ao público serviços concentrados de forma prática e acessível.
A coordenadora do Cejusc de Goiana é a juíza Maria do Rosário Arruda de Oliveira. “Diante da grande extensão territorial de Goiana, que conta com distritos localizados a mais de 50 km da sede, o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Cejusc tem sido um desafio. Em resposta a essa realidade, decidimos descentralizar os serviços, levando atendimento presencial e virtual diretamente aos distritos. A primeira localidade beneficiada foi Ponta de Pedras, onde as ações foram bem recebidas pela comunidade. Esta semana, estaremos nos distritos de Atapuz e Carrapicho, proporcionando à população local acesso a atendimentos e audiências promovidas pelo Cejusc. A iniciativa vai além da prestação de serviços, é uma oportunidade de propagar e divulgar a importância da conciliação como meio eficaz de resolução de conflitos, especialmente para aqueles que enfrentam barreiras geográficas e socioeconômicas. Nosso objetivo é assegurar que todos os cidadãos de Goiana, independentemente de sua localização, possam exercer seus direitos e encontrar na conciliação um caminho acessível e ágil para a justiça”, pontuou a magistrada.
Para a ação, o Cejusc de Goiana vai contar com a parceria da Defensoria Pública, do Ministério Público, CRAS e Cartórios de Registro Civil de Tejucupapo e Goiana Sede. Além disso, terá o apoio da Prefeitura de Goiana (Secretaria de Educação, Secretaria de Políticas Sociais, Secretaria de Saúde), Agência de Desenvolvimento de Goiana – AD Goiana, Subprefeitura de Tejucupapo, Subprefeitura de Carrapicho, Rádio Goiana FM e da Rádio Nova Goiana FM.
Serviço: Ação do Cejusc de Goiana em Atapuz e Carrapicho
Local: Atapuz (Escola Municipal Nicolau da Silva) e Carrapicho (Escola Municipal João Carneiro de Melo)
Endereço: Atapuz- Rua Boca da Mata, s/n, Praia de Atapuz; Carrapicho - Rua do Chafariz, SN, Sítio Carrapicho
Dias: 28 e 29 de agosto de 2024
Horário: 8h às 14h
.............................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Imagem: iStock