Navegação do site
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) celebra 15 anos da Câmara Privada de Conciliação e Mediação (CPCM) do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), a primeira Câmara de Mediação conveniada ao TJPE instalada no interior do estado. A CPCM é responsável pela formação de juristas pacificadores(as), promovendo acesso à justiça, à celeridade processual e à pacificação social.
Por 10 anos, a Câmara era sediada no Escritório de Práticas Jurídicas da Asces-Unita, mas em 2019, graças ao convenio entre a instituição e o TJPE, a CPCM adquiriu um novo ponto na Casa de Justiça e Cidadania Asces-Unita, localizada na Av. Monte Cassino, 792 – Universitário, em Caruaru, atuando durante todos os dias úteis da semana das 8h às 17:30h. Inicialmente, as atividades eram concentradas em um único dia da semana, mas o serviço ganhou reconhecimento com a receptividade da população e os resultados positivos.
Durante a pandemia, a CPCM enfrentou o desafio de manter sua atividade de maneira remota, obtendo êxito e garantindo atuação exemplar na realização de sessões remotas, que continuam até hoje. Da mesma forma, a câmara carrega um histórico de competência no campo pedagógico, contando com 30 alunos do curso de Direito por semestre, com a missão de garantir uma experiência humana e social ao promover a cultura da pacificação social.
Ao longo desses 15 anos, centenas de alunos passaram pela CPCM, atualmente nas funções de promotores, juízes e advogados, os quais aplicam as técnicas de mediação no exercício da profissão. Uma das alunas foi a coordenadora da Câmara de Conciliação, Elizabeth Bezerra de Moura, que fez parte do projeto em 2009/2010 e agora completa 13 anos na Coordenadoria. A advogada é um exemplo do impacto da iniciativa não só nas pessoas que utilizaram o recurso da mediação para ter acesso a justiça e a resolução de conflitos, mas também no desenvolvimento dos alunos que fizeram e fazem parte do projeto.
Em celebração ao aniversário da Câmara, o Núcleo de Conciliação, foi convidado para apresentar a palestra Comunicação não-violenta na gestão de conflitos, tema que instigou várias reflexões e conquistou o público presente. Conduziram a palestra as servidoras Tarciana Chalegre, Diretora Executiva do Nupemec e Marcela Freire, Gerente de Relações Institucionais.
Estiveram presentes na ocasião os Coordenadores da Casa de Justiça da Asces Adrielmo de Moura e Rafael Vicente.
………………………………………..
Texto: Victória Brito | Ascom TJPE
Foto: Cortesia