Notícias

Parceria com Escola de Mediação garante capacitação para magistrados, servidores e parceiros do Nupemec/TJPE

Captura de tela de uma videochamada com dezenas de pessoas.
Participantes durante primeira aula do curso de Formação de Mediadores Judiciais

Profissionais que atuam em toda a rede de conciliação ligada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passaram a contar com mais um importante meio de qualificação profissional. Na quarta-feira (22/1), foi iniciado o curso de Formação de Mediadores Judiciais, com uma turma composta por integrantes de 16 Casas de Justiça e Cidadania e mais 17 Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação (CPCM), que atuam em parceria com o Núcleo de Conciliação (Nupemec) do TJPE. O curso é fruto de um convênio firmado entre o Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), que tem como presidente o desembargador Erik Simões, e a Escola de Mediação do Rio de Janeiro (Emedi/TJRJ).

Pernambuco é o primeiro estado a firmar esse tipo de parceria, o que vai permitir a qualificação de servidores e servidoras, magistrados e magistradas, além de pessoas que trabalham na resolução pacífica de conflitos em entidades ligadas ao Nupemec. A Emedi disponibiliza 50 cursos de capacitação sobre os métodos autocompositivos para os Tribunais de Justiça, atuando na formação de mediadores e magistrados dos tribunais estaduais, utilizando uma metodologia inovadora de Ensino a Distância (EAD).  

O presidente do Fonamec, desembargador Erik Simões, explica que a assinatura do protocolo de compromisso e cooperação científica, cultural e acadêmica entre as duas entidades foi um de seus primeiros atos na gestão do Fórum, cuja posse ocorreu em agosto de 2024.

"O sentimento é de alegria e gratidão, pois havíamos conseguido qualificar todos os nossos servidores na Escola Judicial do TJPE, mas várias unidades conveniadas contavam com mediadores que precisavam de uma melhor qualificação. Estou muito feliz que a parceria firmada pelo Fonamec esteja beneficiando o nosso Estado, gratuitamente, e com certeza irá qualificar conciliadores e mediadores dos Tribunais de Justiça que tiverem necessidade e interesse”, afirmou o magistrado.

Desembargadores Erik Simões e César Cury ministraram a aula magna

Em dezembro de 2024, Erik Simões ministrou a aula magna do curso conjuntamente com o diretor da Escola de Mediação (Emedi), desembargador César Cury. O encontro foi promovido por videoconferência com a participação dos 40 alunos da turma.

"A parceria entre a Escola de Mediação do Rio de Janeiro e o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, promovida pelo Fonamec sob a presidência do Des. Erik Simões, é um exemplo de que a cooperação institucional é a melhor forma de integração nacional do Poder Judiciário, proporcionando a contínua qualificação de magistrados e colaboradores e resultando na ampliação do acesso à justiça em benefício concreto à sociedade”, destacou o desembargador César Cury, que também atua como coordenador geral do Nupemec do TJRJ.


.............................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Imagens: cortesia