O Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) iniciou seu planejamento para o ano de 2025 com a realização de reunião online, nesta segunda-feira (17/2), em que participaram juízes(as) coordenadores(as) dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), das Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação, do Programa Proendividados e das Casas de Justiça e Cidadania.
Além de definir os objetivos gerais do Núcleo, a equipe deu o pontapé inicial nos preparativos para a Semana Estadual de Conciliação, primeiro grande evento do ano, que será realizado entre os dias 5 e 9 de maio em todas as comarcas do estado. Em 2024, a segunda edição da iniciativa alcançou um índice de 58,2% de resolução consensual, conquistando 4.359 acordos em 7.480 sessões. O evento movimentou 31,5 milhões de reais em acordos homologados.
De acordo com o coordenador do Nupemec, desembargador Erik Simões, o foco inicial é convocar todas as unidades judiciárias a participar da Semana Estadual de Conciliação. “Em mais uma edição da iniciativa, pretendemos obter o maior número possível de conciliações, além de expandir as ações de cidadania em benefício da população mais carente, sempre buscando o bem coletivo. Para isso, conclamamos todos os colegas magistrados e servidores para realizarem audiências de conciliação nas suas Varas, Juizados e Comarcas ou encaminhar os processos para uma das nossas unidades. O objetivo é que sigamos juntos fazendo a diferença na vida da população”, destacou o magistrado.
Erik Simões salientou que o Núcleo tem o objetivo de manter os bons resultados, contribuindo para o desempenho do TJPE no cenário nacional. “Uma das principais metas do Nupemec é manter os bons índices de conciliação que levaram o TJPE a alcançar o primeiro lugar entre os Tribunais de Justiça de médio porte e o segundo lugar entre todos os Tribunais brasileiros, conforme o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça, publicado em 2024”.
.........................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Imagem: cortesia