Navegação do site
Núcleo de Conciliação do TJPE promove reunião com coordenadores das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação
A juíza Sônia Stamford Magalhães Melo, a diretora-executiva do Nupemec, Tarciana Chalegre, e a gerente das Câmaras, Josenira Nascimento
Nesta terça-feira (18/02), o Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio da Coordenadoria das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, promoveu uma reunião no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. A iniciativa foi presidida pela coordenadora Setorial das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação (CPCM), juíza Sônia Stamford Magalhães Melo, pela diretora-executiva do Nupemec, Tarciana Chalegre, e pela gerente das Câmaras, Josenira Nascimento. No total, o Judiciário estadual pernambucano possui 42 CPCMs.
O objetivo do encontro foi apresentar o planejamento para atuação das CPCMs em 2025, fomentando inicialmente o engajamento das unidades na Semana Estadual da Conciliação, que acontecerá no período de 05 a 09 de maio deste ano, para a realização do maior número possível de sessões de conciliação, bem como a realização de ações de cidadania.
"Essa reunião foi marcada com a intenção de podermos conscientizar todos os que integram as Câmaras de que os métodos autocompositivos, como a conciliação e a mediação, são a melhor forma de terminar um litígio ou um conflito. Nas Câmaras Privadas tivemos 77% de acordos na Semana Nacional de Conciliação, do ano passado. Parabenizo a todos pelo trabalho desenvolvido e espero que continuemos com altos índices, buscando sempre a consolidação da pacificação social”, pontuou a juíza Sônia Stamford Magalhães Melo.
“Como órgão responsável pelo desenvolvimento da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses, o Nupemec vem buscando uma maior integração e engajamento das unidades conveniadas para fins de alcance dos objetivos institucionais. As nossas Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação conveniadas, atuam de forma gratuita e estão aptas a realizar as sessões e audiências de conciliação, elas estão próximas à população e são mais uma forma de disseminação dos métodos autocompositivos.O momento hoje foi de gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado, também de planejamento das atividades deste ano. Certos de que com dedicação, continuaremos alcançando nossos objetivos com grande êxito”, afirmou a diretora-executiva do Nupemec, Tarciana Chalegre.
"Na pauta, a avaliação da Semana Nacional de Conciliação, preparação para a Semana Estadual da Conciliação, que será realizada de 5 a 9 de maio, e uma escuta dos coordenadores das Câmaras para um estreitamento da parceria do Nupemec e TJPE com estas unidades que são fundamentais para a consolidação do Tribunal como um dos melhores em Conciliação e Mediação no país", observou a gerente das Câmaras, Josenira Nascimento.
.......................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Ivaldo Reges | Inova Propaganda