Projetos

Aqui você poderá conhecer os projetos e ações desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual de Família e instituições parceiras voltadas para o público interno e externo ao Tribunal de Justiça, com fins de aprimorar a prestação jurisdicional na área de família, disseminar o conhecimento e estimular a construção de relações familiares mais harmônicas.

 

Internos:

• Em andamento

 

Expansão da Diretoria de Família – Status: aprovado através da Instrução Normativa nº 18/25/09/2021. 

Visa a expansão da atuação da Diretoria de Família para abrangência estadual considerando a gradual migração dos processos físicos para o PJE em todo estado e tendo em vista os bons resultados alcançados com a centralização dos atos de secretaria referentes às unidades judiciárias já aderentes à Diretoria de Família – DIFAM.

Família Cidadã: Conectando Direitos e Vínculos.

Tendo em vista os desafios comuns enfrentados pelas famílias na comunidade, a Coordenadoria Estadual de Família do TJPE, por meio desse projeto, apresenta proposta para oferecer serviços de cidadania integrados à comunidade, estabelecendo parceria com a ARPEN-PE (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco) para facilitar as emissões de registros civis, parcerias com instituições públicas ou privadas contribuindo com assessoramento jurídico e orientação psicológica, fortalecendo laços familiares e promovendo a justiça restaurativa por meio de círculos de paz e de cuidados, desenvolvendo ações integradas para fortalecer os vínculos familiares e a cidadania.

CEFAM Integra

Tem por objetivo integrar alunos de faculdades de psicologia, direito, serviço social e áreas correlatas sobre a prática judicial nas demandas de família do TJPE, para fins de complementar a formação teórica acadêmica com a vivência prática e, paralelamente, auxiliar os próprios alunos a conhecerem o funcionamento da justiça e, assim, exercerem seus direitos enquanto cidadãos.

Laços Fortes

Capacitar instituições públicas e privadas a fim de disseminar uma cultura de paz em separações conjugais, visando prevenir situações de violência e proteger o bem-estar das crianças. Têm como público-alvo instituições de saúde, educação, justiça, direitos humanos e assistência social.

Conversa em Família

A Conversa em Família utiliza os princípios da justiça restaurativa, com a finalidade de promover um espaço de escuta, partilha e apoio mútuo sobre os desafios e cuidados com a saúde mental no ambiente familiar. Sabemos que as relações familiares são uma parte fundamental de nossas vidas, mas muitas vezes, enfrentamos desafios que afetam o bem-estar mental de todos. O objetivo da conversa é refletir sobre como podemos cuidar uns dos outros e de nós mesmos, criando um ambiente familiar saudável e amoroso.  Utilizamos o circulo de construção de paz que tem como um dos objetivos promover a comunicação aberta, baseada em empatia e utilizando um tom acolhedor e de abertura ao diálogo.

​​​​​​