Notícias

CGJ-PE apresenta glossário do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade durante capacitação da Corregedoria em Ação

Mesa de honra da capacitação "Corregedoria em Ação: Conhecendo os dados para atingir as metas" no dia 29 de maio de 2024.
O glossário do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade das unidades judiciárias do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi um dos temas abordados na capacitação "Corregedoria em Ação: Conhecendo os Dados para atingir as Metas" desta quarta-feira (29/05). O terceiro encontro, realizado na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), reuniu magistrados(as) e servidores(as) de varas regionais da Infância e Juventude, Cíveis e da Fazenda Pública de comarcas da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, além da Capital.  

A abertura do evento foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, que acompanhou as atividades ao longo do dia. A mesa de honra contou com as participações do assessor especial da Presidência do TJPE, juiz Gleydson Lima, do coordenador de Governança de Dados do Tribunal de Justiça, juiz José Faustino Macêdo, e do presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), juiz Leonardo Asfora.

Mesa de honra da capacitação "Corregedoria em Ação: Conhecendo os dados para atingir as metas" no dia 29 de maio de 2024.
“O objetivo dessas atividades é internalizar o conhecimento e estimular o uso permanente das ferramentas de tecnologia e de gestão como uma forma de aumentar a produtividade. E nós precisamos atuar de forma uníssona, todos se movendo ao mesmo tempo e partindo dos mesmos parâmetros de atuação funcionais”, pontuou o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello. 

O glossário apresentado na capacitação foi desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) em parceria com a Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados e a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplan) do TJPE. No documento constam as categorias da premiação, divididas em Selo Diamante, Selo Ouro e Selo Prata, bem como o período de avaliação, os grupos avaliados e os indicadores – conceitos e critérios de pontuação. 

Na última semana, a Presidência do TJPE e a CGJ-PE divulgaram o resultado correspondente ao exercício do ano de 2023. Ao todo, 214 unidades foram contempladas. A lista completa pode ser acessada na edição N° 93/2024 do Diário de Justiça Eletrônico (DJe) ou clicando AQUI. Os critérios de avaliação foram definidos a partir de sugestões de aperfeiçoamento vinculadas ao Prêmio CNJ de Qualidade. 

Além da apresentação do glossário, realizada pelo assessor especial da CGJ-PE, juiz Luiz Carlos Vieira, também foram apresentadas as plataformas utilizadas pela CGJ-PE nas inspeções – SiCor e TJPE Reports –, com seus respectivos manuais. Em seguida, a equipe da Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados, integrada pelo juiz José Faustino Macêdo, e pelas juízas Ana Luiza Câmara, Tatiana Lapa e Raquel Barofaldi, destacaram a necessidade do gerenciamento de dados nas unidades e esclareceram conceitos das principais metas estabelecidas pelo CNJ. 

“Nestes encontros nós estamos trazendo informações que vão repercutir diretamente no dia a dia das serventias judiciais. A ideia é fazer com que tenhamos critérios únicos para que os resultados apareçam. E essas metas funcionam como um farol. Porque o resultado que nós almejamos é prestar o melhor serviço para o jurisdicionado”, frisou o juiz Luiz Carlos Vieira. 

À tarde, foram realizadas oficinas gerais – Meta 1, Meta 2, Taxa de Congestionamento, criticidade após julgamento ou conclusão de sentença e tempos processuais – e oficinas específicas sobre Infância e Juventude – que abordaram acolhimento familiar, Meta 11, Cadastro Nacional de Inspeção de Unidades e Programas Socioeducativos (CNIUPS), Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), tempos processuais específicos – e não criminal – sobre a Meta 10, Meta 4, ferramenta Bastião, julgamento saúde, Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), Incidente de Assunção de Competência (IAC), e tempos processuais específicos. No encerramento, foram desenvolvidos planos de ações individuais para cada unidade judiciária. 

PRÓXIMOS ENCONTROS – As próximas capacitações serão realizadas nas seguintes datas e polos: 

Recife - 05/06 - Esmape 
Recife - 11/06 - Esmape 
Recife - 07/08 - Esmape 
Recife - 14/08 - Esmape 
Recife - 21/08 - Esmape 
Caruaru – 04/09 – Fórum da Comarca
Caruaru - 05/09 – Fórum da Comarca
Garanhuns - 18/09 – Fórum da Comarca 
Serra Talhada - 06/11 - Fórum da Comarca
Petrolina – 27/11 – Fórum da Comarca

A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) divulgará os nomes dos(as) juízes(as) e servidores(as) convocados(as).
 

 

---------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Fotos: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE