Notícias

Policial militar da CGJ-PE é bicampeão sulamericano de Jiu Jitsu

Policial militar Elias Damásio, integrante da equipe de segurança da CGJ, durante campeonato de jiu jitsu, no RJ. O integrante da equipe de segurança da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) Elias Francisco Damásio Junior se tornou, neste mês, bicampeão sulamericano de Jiu Jitsu No Gi 2023, nas categorias do Peso e no Absoluto. A competição, realizada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), reuniu quase 5 mil atletas, entre argentinos, chilenos, venezuelanos, paraguaios, dentre outras nacionalidades, no último final de semana no Rio de Janeiro. 

O 2° sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) competiu na categoria faixa roxa/Master 4/pesadíssimo – atletas entre 46 e 50 anos, acima de 100,5 kg e sem peso máximo. Na categoria Absoluto, atletas de qualquer peso que ganharam medalhas em suas categorias se enfrentaram, respeitando apenas sua graduação de faixa e idade.

“O bicampeonato foi um misto de felicidade e sensação de dever cumprido, porque esse ano tive algumas lesões no ombro e cotovelo que me impediram de participar de outras competições”, relatou o militar.  

Policial militar Elias Damásio, da equipe de segurança da Corregedoria, durante competição de jiu jitsu, no Rio de Janeiro. Elias Damásio se formou em Engenharia Civil e em Educação Física. Na PMPE, é formado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e atua como segurança da CGJ-PE. Nas artes marciais, iniciou sua história aos oito anos e começou a competir no Jiu Jitsu a partir dos 16 anos. O atleta é faixa preta de Taekwondo; contramestre de Capoeira; prajied preto e branco de Muay Thai; faixa preta de Krav Maga; e faixa roxa de Jiu Jitsu. 

Entre os campeonatos já disputados, garantiu o título de campeão brasileiro de Jiu Jitsu, em 2022, na categoria master 04/pesadíssimo. No mesmo ano, venceu o Open Jampa de Jiu Jitsu. Com os resultados alcançados – entre títulos internacionais, nacionais e regionais – o atleta ocupa o 2° lugar no ranking da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

 

 

 

 

------------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Fotos: Cortesia