Notícias

Juízes(as) e assessores(as) de varas regionais cíveis e da Fazenda Pública participam de oficinas da Corregedoria em Ação

Mesa de abertura do evento "Corregedoria em Ação", na Esmape.
Magistrados(as) e servidores(as) de varas regionais cíveis e da Fazenda Pública da Capital, Região Metropolitana e Mata Sul participaram, nesta quarta-feira (05/06), de oficinas promovidas pela Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados na capacitação “Corregedoria em Ação”. O objetivo é aprimorar o Poder Judiciário estadual por meio de atividades que proporcionem o conhecimento das ferramentas de gestão e esclarecimento das metas e indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro ocorreu na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). 

As oficinas tiveram como foco as metas 1, 2, a taxa de congestionamento, criticidade após julgamento ou conclusão de sentença, os tempos processuais – casos pendentes, julgamento de saúde -, metas 4 e 10, ferramenta Bastião e tempos processuais específicos. A capacitação foi realizada pelo coordenador da Coordenadoria de Governança de Dados, juiz Faustino Macêdo, pela subcoordenadora de Governança e Transparência, juíza Ana Luiza Câmara, e pela Subcoordenadora de Indicadores de Desempenho Institucional, juíza Tatiana Lapa. 

Participantes do encontro "Corregedoria em Ação" durante discurso do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Bandeira de Mello.
Antes das oficinas, o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, deu boas-vindas aos cursistas, destacou a importância das oficinas e agradeceu a atuação da Auditoria de Inspeção da CGJ-PE, da Coordenadoria de Governança, das secretarias de Planejamento e Gestão Estratégico (Seplan) e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe). 

“Essa atividade busca difundir os principais instrumentos de gestão que já existem. E nós acreditamos que é um momento de construção que vai valer a pena”, frisou. 

O desembargador falou, ainda, do desenvolvimento de relatórios sintéticos e analíticos produzidos pelas equipes de Governança e das secretarias de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplan) e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), incluídos no Sistema de Informação da Corregedoria (SiCor). “A construção desses novos relatórios tem o objetivo de simplificar as operações”, continuou. O painel “Inspeção CGJ” mostra dados relativos às unidades judiciárias.

Também presente ao evento, o presidente da Amepe, juiz Leonardo Asfora, ressaltou a necessidade do conhecimento das ferramentas de gestão. “É de fundamental importância a Corregedoria Geral da Justiça promover encontros como esses para que os magistrados, as magistradas, servidores e servidoras conheçam as plataformas disponíveis para obter os resultados esperados”.  

O assessor especial da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, juiz Gleydson Lima, endossou as palavras do presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco. “Podem perguntar às turmas anteriores, esse curso está sendo enriquecedor. Conhecendo as nossas ferramentas e as do Conselho Nacional de Justiça, nós obteremos os melhores resultados”, disse. 

Após as falas introdutórias, o assessor especial da CGJ-PE, juiz Luiz Carlos Vieira, apresentou o glossário do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade e as plataformas utilizadas pela Corregedoria – SiCor e TJPE Reports -. Em seguida, a Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados realizou a apresentação das metas do CNJ. 

PRÓXIMOS ENCONTROS – A Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) realizará, ao todo, 13 encontros com magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário estadual. As próximas capacitações serão realizadas nas seguintes datas e locais:

Recife - 11/06 - Esmape 
Recife - 07/08 - Esmape 
Recife - 14/08 - Esmape 
Recife - 21/08 - Esmape 
Caruaru – 04/09 – Fórum da Comarca
Caruaru - 05/09 – Fórum da Comarca
Garanhuns - 18/09 – Fórum da Comarca 
Serra Talhada - 06/11 - Fórum da Comarca
Petrolina – 27/11 – Fórum da Comarca

As convocações serão publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).

 

---------------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Fotos: Gleber Nova | Esmape