Notícias

Jovens em cumprimento de medida socioeducativa são beneficiados pela Semana de Registro Civil em Pernambuco

Ação promovida para crianças e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa foram beneficiadas com documentação básica durante a 2ª Semana Nacional do Registro Civil.
Crianças e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa foram beneficiadas com documentação básica durante a 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, realizada neste mês de maio pela Corregedoria Nacional de Justiça e coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco no Estado. Ao todo, cerca de 80 jovens receberam a Carteira de Identidade Nacional nesta semana, totalizando 100% dos socioeducandos com o documento.

A ação foi promovida em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, a Fundação de Atendimento Socioeducativo e o Instituto Tavares Buril (IITB).

“O público socioeducativo não poderia deixar de ser incluído na ação, tendo em vista que são jovens que, quando cumprida a medida, precisarão da documentação para retomar a vida em sociedade. Essa iniciativa traz a possibilidade de ingresso em cursos, mercado de trabalho e outros direitos”, destacou a assessora especial da Corregedoria, juíza Hélia Viegas.

Segundo a presidente da Funase, Raissa Braga Campelo, a ação reflete cidadania e dignidade. “Não podemos pensar em socioeducação sem pensar no básico. Esse é um direito importantíssimo que tem que estar presente. A documentação é a própria existência de cada adolescente. Então esta é uma ação fundamental”, afirmou.

Parte da documentação foi retirada no Centro Integrado da Criança e do Adolescente, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife. Participaram a juíza Hélia Viegas, a juíza da Infância, Laura Cardoso, a presidente da Funase, o assessor do IITB, Hênio Procópio, o integrante o GMF, Felipe Amorim, e a assistente técnica estadual do Programa Fazendo Justiça, Érica Renata Araújo.

 

 

---------------------------------------

Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE