Notícias

Ex-assessor especial da CGJ-PE toma posse no cargo de desembargador eleitoral efetivo

Desembargador Ricardo Paes Barreto junto ao desembargador eleitoral efetivo Frederico Tompson e o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães. O ex-assessor especial da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, juiz Frederico de Morais Tompson, tomou posse, nesta terça-feira (15/08), no cargo de desembargador eleitoral efetivo - classe juiz(a). A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Guimarães, no edifício-sede do TRE-PE, localizado no Recife. O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, esteve presente e integrou a mesa de honra. 

O juiz Frederico Tompson foi assessor especial da CGJ-PE (biênio 2018/2020), assessor especial da Presidência do Tribunal de Justiça (biênio 2020/2022) e retornou à assessoria especial da CGJ-PE em 2022, na atual gestão. A votação do Pleno do TJPE para os cargos de desembargadores eleitorais efetivos, classe juiz(a), ocorreu no mês de março. Também foi eleita a juíza Karina Aragão, que atualmente exerce o cargo de juíza corregedora para o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais. A magistrada tomará posse no TRE-PE no dia 25 de agosto. 

Durante seu discurso de posse, o novo integrante do TRE-PE fez várias referências à família, em especial ao pai, Gilvan Tompson, e ao tio-avô, José Guimarães Sobrinho, um dos grandes incentivadores para que ele migrasse da engenharia, sua primeira formação, para o direito e depois para o ingresso na magistratura.

O desembargador eleitoral também fez menção ao corregedor-geral da Justiça. “Desembargador Ricardo Paes Barreto, o senhor promoveu meu retorno à função de assessor na Corregedoria, atribuindo atividades distintas daquelas exercidas anteriormente. Meu conhecimento foi aprofundado, alargado e a experiência enriquecida com sua dinâmica de trabalho e sua equipe excepcional. Levarei tudo nas melhores e mais ricas memórias", destacou. 

Para finalizar o discurso, expressou seu comprometimento e sua alegria em integrar a Corte eleitoral. “Minha chegada ao Tribunal Regional Eleitoral vem com um espírito colaborativo, com a humildade de um aprendiz no intuito de contribuir para o colegiado fortalecer a democracia, respeitando as divergências de opiniões, visando prevalecer a vontade no voto do eleitor, sem jamais afrontar a Constituição”, frisou. 

Em seguida, o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, deu as boas-vindas ao recém-empossado ressaltando sua trajetória na magistratura e sua dedicação à formação jurídica. “Sem dúvida irá enriquecer o Tribunal pelo seu conhecimento, dedicação, capacidade, sensibilidade e trajetória”, afirmou o presidente. 

Toda a Corte do TRE-PE estava presente à sessão. A mesa de honra também foi composta pelo 1° vice-presidente do TJPE, desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior, representando o presidente do Judiciário pernambucano; o desembargador eleitoral recém-eleito pelo TJPE Cândido Saraiva; o deputado estadual Kaio Maniçoba, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes, representando o prefeito João Campos; o subprocurador-geral em Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Pernambuco, Hélio José Xavier, representando o procurador-geral do MPPE; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins. 

A cerimônia contou, ainda, com a presença de desembargadores do TJPE, juízes e juízas de Direito, membros do Ministério Público, deputados, advogados(as), servidores e servidoras do TRE-PE e do TJPE, além de familiares do empossado.

 

 

---------------------------------------------

Texto: Ascom CGJ-PE com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-PE

Foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE