Notícias

Decano do STF recebe Diploma da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco

Corregedor entrega diploma ao ministro Gilmar MendesO decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, esteve no Recife, na manhã desta segunda-feira (22/8), onde recebeu homenagens pelos 20 anos dedicação à Corte. O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, representou o Tribunal de Justiça do Estado na solenidade realizada no Teatro Santa Isabel, no Bairro de Santo Antônio, e fez a entrega do Diploma da Corregedoria ao ministro, pelos relevantes serviços prestados à Justiça pernambucana.  
 
“Sua Excelência é um dos mais notáveis juristas de nossa geração. A partir de uma sólida formação acadêmica adquirida no Brasil e no exterior, converteu-se em um dos principais protagonistas das decisões judiciais mais relevantes de nossa República. Mestre e Doutor em Direito – com o valor e acepção máximos que esses títulos representam – Sua Excelência vem ensinando e formando gerações de estudiosos com obras seminais sobretudo no Direito Público e em especial no Direito Constitucional. Parabéns, Ministro Gilmar Mendes, que o senhor continue trazendo generosamente essas inestimáveis contribuições e que suas profundas e imprescindíveis reflexões nos auxiliem a ver cada vez mais com maior clareza a essência do Direito”, destacou o corregedor em seu discurso. Corregedor faz discurso durante solenidade de homenagem ao ministro Gilmar Mendes
 
A cerimônia ainda contou com a entrega de outras honrarias, concedidas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Geral, Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Prefeitura do Recife, Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e pelo Governo do Estado.  
 
Em sua fala, o ministro Gilmar Mendes agradeceu todas as homenagens recebidas. “Já disse em outra oportunidade, senhoras e senhores, que por razões talvez até de ofício, e mesmo da forma de me posicionar na vida pública, eu sou uma pessoa desacostumada a homenagens. Fui muito treinado, ao longo dos anos, para ser criticado. Fico um tanto quanto embaraçado com homenagens, mas fico bastante feliz de ver esse trabalho de anos reconhecido. E, sobretudo, do papel do Supremo Tribunal Federal, pelo meu intermédio e de outros colegas, tem desempenhado nesse curto e significativo período de vida democrática”, afirmou. 
 
“Recebo com muita satisfação todas essas palavras que foram ditas. Puderam se debruçar na minha trajetória e vida no Supremo Tribunal Federal nesses já longos anos. Fico muito tocado com uma homenagem tão expressiva feita por autoridades importantes de um Estado importante para a federação, como é Pernambuco”, concluiu o ministro do STF. 

 

 

...........................................................................................

Texto: Redação | Ascom CGJ-PE

Foto: Assis Lima | Ascom TJPE