Notícias

Curso de formação de magistrados(as) tem módulo sobre a atividade da Corregedoria-Geral

Corregedor-geral em sala, durante curso de formação para magistrados(as)O curso de formação de magistrados(as) teve a tarde desta terça-feira (19/3) voltado para as atividades exercidas pela Corregedoria-Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE). A capacitação aconteceu na Escola Judicial (Esmape). A abertura foi realizada pelo corregedor-geral, desembargador Francisco Bandeira de Mello, pela assessora especial da CGJ, juíza Hélia Viegas, pelo assessor especial, juiz Luiz Carlos Vieira, e pelo corregedor auxilia da 1ª Entrância, juiz André Santana.

O corregedor-geral esclareceu sobre a forma de atuação, destacando o diálogo e a orientação como foco da gestão. Também destacou a forma de inspeção nas unidades judiciárias, que devem acontecer de maneira uniforme, com base em dados estratégicos, utilizando as metas e critérios definidos pelo Conselho Nacional de Justiça para 2024.

“Estamos uniformizando as inspeções. Priorizamos, incialmente, o monitoramento das unidades que estão com dificuldades para cumprir as metas estabelecidas, mas vamos observar, acima de tudo, a efetividade da Justiça”, afirmou.

O juiz Luiz Carlos Vieira e a juíza Hélia Viegas esclareceram dúvidas dos(as) novos(as) juízes(as) e se colocaram à disposição para orientações. O corregedor auxiliar da 1ª Entrância, juiz André Santana, que ficará responsável pelo monitoramento das unidades que serão assumidas pelos(as) magistrados(as), relembrou o início da carreira e falou das ferramentas hoje existentes que possibilitam uma melhor gestão dos processos.

A programação contou, ainda, com a apresentação da Assessoria de Tecnologia da Informação da CGJ. A assessora, Marta Agra, explicou quais os sistemas de apoio às atividades judiciais, como Bacenjud, Sisbajud, Banco Nacional de Mandados de Prisão e Sistema Nacional de Adoção, e a forma de cadastro nos sistemas.

Em seguida, foi realizada a exposição da Auditoria de Inspeção da CGJ. Com 25 servidores e servidoras, o setor foi criado pela Lei Estadual Ordinária 14.157/2010 e pelos Provimentos CGJ-PE 08/2010 e 28/2010. A apresentação foi feita pela coordenadora da Auditoria, Tassiana Leite Perazzo, e pela auditora Priscilla Almeida, que ressaltaram o papel no trabalho de fiscalização das unidades judiciárias da 1ª, 2ª e 3ª Entrâncias, Juizados Especiais e Serventias Extrajudiciais, otimizando o tempo dos(as) juízes(as) corregedores(as) auxiliares.

O Núcleo de Vitaliciamento de Magistrados(as) (NUVIM) concluiu a programação. As servidoras Alda Nery, Dayse Pimentel e Suzana Gueiros apresentaram a estrutura da unidade e reforçaram o trabalho do setor no vitaliciamento dos(as) magistrados(as), bem como o suporte para divulgação das normas da Corregedoria e orientações gerais.

 

................................................................................................................

Texto e foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE