Notícias

Corregedor prestigia posse formal do novo desembargador do TJPE

Desembargador Gabriel Cavalcanti em seu discurso, realizado no Salão NobreO corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto, prestigiou, nesta terça-feira (26/4), a posse formal do novo desembargador eleito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho. Presidida pelo chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, a cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, contando também com a presença da família do magistrado, incluindo a sua esposa e juíza Ângela Lins, de colegas, amigos, de representantes do Ministério Público de Pernambuco, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública do Estado, e dos Poderes Legislativo e Executivo. A solenidade foi transmitida pelo Canal Oficial da Ascom no YouTube.  

Em seu discurso, Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho falou da expectativa ao assumir o novo cargo e da experiência que traz ao longo de 26 anos de magistratura. “Comecei o exercício da magistratura em dezembro de 1991, na Comarca de Ibimirim. Desde então vivi momentos pessoais e profissionais inesquecíveis. Deixo a última unidade judiciária em que atuei como juiz titular, a 24ª Vara Cível da Capital, com saudade, mas também com um imenso desafio pela frente e a certeza de que devo adotar práticas cada vez mais eficazes, o que inclui o constante investimento em qualificação profissional e tecnologia. Serei um aprendiz também na nova missão com a perspectiva de muita união com os colegas e todos que integram o TJPE em prol de uma prestação jurisdicional célere na qual o cidadão se sinta respeitado”, destacou.

O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, enfatizou a conduta pessoal e profissional do novo desembargador. “É preciso o registro da história e da trajetória de Gabriel na magistratura de Pernambuco, que representa uma linha reta de qualidade, produtividade e esforço. Ele sempre foi muito ponderado e conciliador de pessoas com pensamentos divergentes. O seu desempenho na 1ª instância, com seu saber jurídico e embasado nas suas qualidades morais, nos dá a certeza de que teremos um excelente profissional que só vem somar para a melhoria da nossa prestação de serviços”, afirmou.

Eleição - O juiz Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o cargo de desembargador da Corte estadual. A sessão para a escolha do magistrado aconteceu na manhã da segunda-feira (25/4), no Palácio da Justiça, no Recife. O juiz foi escolhido através do critério de merecimento para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Jovaldo Nunes. A relatoria dos votos para promoção foi realizada, pela primeira vez, pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto, atendendo a Resolução nº 426 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Anteriormente, o decano da Corte, desembargador Jones Figueiredo Alves, era o responsável por relatar os votos. 

Histórico - Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho nasceu em 11 de agosto de 1965, no Recife. Ele é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Começou o exercício da magistratura em dezembro de 1991, na Comarca de Ibimirim. Depois, passou pelas comarcas de Inajá, Alagoinha, Pesqueira, Jaboatão dos Guararapes, chegando à Comarca do Recife atuando ultimamente como juiz titular na 24ª Vara Cível da Capital, Seção A.

 

..............................................................................................

Texto: Redação | Ascom TJPE

Foto: Assis Lima | Ascom TJPE