Notícias

Corregedor-geral entrega 35 selos do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade em Garanhuns

Desembargador Ricardo Paes Barreto durante entrega do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade na categoria Selo Diamante, no Fórum de Garanhuns. Nesta quinta-feira (09/11), a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE) promoveu o segundo encontro para a entrega do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade. Desta vez, 35 unidades judiciárias que se destacaram na eficiência da gestão cartorária localizadas na região do Agreste (Central, Meridional e Setentrional) e do Sertão do Moxotó foram agraciadas nas categorias Selo Diamante, Selo Ouro e Selo Prata. A solenidade foi realizada no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, e conduzida pelo corregedor-geral da Justiça do Estado e presidente eleito do Tribunal de Justiça para o biênio 2024/2026, desembargador Ricardo Paes Barreto. 

Em seu discurso, o desembargador falou sobre a atuação da Corregedoria na busca pela excelência da prestação do serviço jurisdicional. "Acreditamos que uma gestão moderna precisa ser humanizada, com respeito a todos e todas que integram a Justiça, e é isso que ao longo dos últimos anos procuramos implementar, buscado garantir uma atuação não apenas de cobrança por resultados, mas, acima de tudo, de diálogo, orientação e suporte às unidades judiciárias, no entendimento de que o caminho para a excelência é construído conjuntamente", destacou. 

Mesa de honra do evento para entrega do Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade, no Fórum de Garanhuns.

A juíza Karla Fabíola Rafael Peixoto, à frente do Juizado Especial Criminal da Comarca de Garanhuns, uma das cinco unidades agraciadas com o Selo Diamante, reforçou a importância de iniciativas como o Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade para o Poder Judiciário. “A premiação sinaliza, para todos nós, magistrados, que nossas equipes estão no caminho certo. Contamos com servidores extremamente valorosos, que, diariamente, vestem conosco a camisa do Tribunal de Justiça de Pernambuco”, disse. 

A mesa de honra do evento contou com as presenças do 1° vice-presidente do TJPE, desembargador Antenor Cardoso, que representou o presidente do Poder Judiciário, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; da juíza assessora especial da CGJ-PE, Roberta Viana Jardim; da juíza corregedora auxiliar para o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais, Fernanda Pessoa Chuahy de Paula; do diretor do Foro de Garanhuns, juiz Francisco Milton; do presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco, juiz Leonardo Asfora; e do diretor-geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Marcel Lima. 

Clique AQUI para conferir mais fotos do evento.

UNIDADES PREMIADAS – Das 35 unidades premiadas, 5 alcançaram o Selo Diamante, 11, o Selo Ouro, e 19, Prata. Foram elas: 

Diamante
- Vara Cível da Comarca de Arcoverde 
- 1ª Vara da Comarca de São Bento do Una 
- Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e Criminal da Comarca de Gravatá 
- Juizado Especial Criminal da Comarca de Garanhuns 
- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Bezerros 

Ouro 
- 1ª Vara da Família e Registro Civil da Comarca de Garanhuns 
- Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Caruaru 
- Vara Regional da Infância e Juventude da 14ª Circunscrição - Arcoverde 
- Vara Única da Comarca de Capoeiras 
- Vara Única da Comarca de Cumaru 
- Vara Única da Comarca de Iati 
- Vara Única da Comarca de Sairé 
- 2ª Vara da Comarca de Bezerros 
- Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e Criminal da Comarca de Pesqueira 
- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Garanhuns 
- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pesqueira 

Prata
- 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe 
- 1ª Vara Cível da Comarca de Surubim 
- 3ª Vara Cível da Comarca de Garanhuns 
- 1ª Vara Cível da Comarca de Arcoverde 
- 3ª Vara Criminal da Comarca de Cumaru 
- Vara Criminal da Comarca de Pesqueira 
- Vara Única da Comarca de Canhotinho 
- Vara Única da Comarca de Itaíba 
- Vara Única da Comarca de Jurema 
- Vara Única da Comarca de Lagoa dos Gatos 
- Vara Única da Comarca de São Joaquim do Monte 
- Vara Única da Comarca de Tacaimbó 
- Vara Única da Comarca de Caetés 
- Vara Única da Comarca de Taquaritinga do Norte 
- Vara Única da Comarca de Águas Belas 
- Vara Única da Comarca de Correntes 
- Vara Única da Comarca de Orobó 
- Vara Única da Comarca de São João 
- Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo e Criminal da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe

SOBRE O PRÊMIO - O Prêmio Gestão Eficiência e Qualidade será realizado anualmente e foi instituído por meio da Portaria N°07, de 6 de fevereiro de 2023, com o objetivo de agraciar as unidades judiciárias do 1° Grau que se destacaram na eficiência da gestão cartorária. Nesta primeira edição, foram analisados os dados correspondentes ao período entre 1º janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022. 

Para fins de apuração, as unidades judiciárias do 1º Grau foram divididas em 20 grupos, de acordo com a competência, especificidade e, em alguns casos, pelo quantitativo de casos novos anuais. Ao todo, 13 indicadores de desempenho serviram de parâmetro para análise. São eles: Casos Pendentes de Baixa Líquido (CpL); Taxa de Congestionamento Líquida (TCL); Tempo Médio de Sentença (TpSent); Tempo Médio de Tramitação dos Casos Pendentes Líquidos (TpCp); Críticos em Secretaria Julgados; Críticos em Gabinete Julgados ou Conclusos para Sentença; Índice de Atendimento à Demanda (IAD); Metas 1, 2, 4, 8, 11 e 12 do Conselho Nacional de Justiça. A análise dos requisitos, contudo, pode sofrer ajustes anuais, de acordo com o glossário das metas nacionais publicado pelo CNJ. 

A premiação foi dividida nas categorias Selo Diamante - outorgado às unidades judiciárias que atingiram 95% da pontuação máxima em cada indicador -, Selo Ouro – 90% da pontuação máxima -, e Selo Prata – 85%. A pontuação foi calculada de acordo com o máximo que cada unidade poderia alcançar, com base nos indicadores de desempenho específicos de sua competência.

 

-------------------------------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Fotos: Vinícius Vilela | Inova Propaganda