Notícias

Corregedor-geral da Justiça prestigia posse do desembargador André Vicente Pires Rosa

Corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, ao lado do novo desembargador André Rosa.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) empossou, em cerimônia formal no Salão Nobre do Palácio da Justiça, nesta terça-feira (6/2), o desembargador André Vicente Pires Rosa, eleito na última segunda-feira (5/2), pelo critério de merecimento. A solenidade reuniu integrantes da Justiça pernambucana, autoridades, familiares e amigos(as).  O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, prestigiou o evento. 

Iniciando o ato formal de posse, o novo desembargador fez a leitura do juramento regimental e em seguida, o secretário judiciário, Carlos Gonçalves, procedeu a leitura do termo de posse. Na ocasião, o desembargador André Vicente Pires Rosa agradeceu a seus familiares e a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da sua trajetória.

Novo desembargador do TJPE André Vicente Pires Rosa durante seu discurso de posse.
Durante o seu discurso, ele destacou dois sentimentos que sempre o acompanham: o da gratidão e o do compromisso. “Ser grato, para mim, significa reconhecer que a condição que me encontro, decorre da ajuda, do apoio e da colaboração conjunta de muitas pessoas e que, se não fossem elas, nem eu seria quem sou, nem me encontraria na situação, hoje, de bastante alegria. Por isso, ser grato é antes de tudo ser humilde e compreender que nossa participação e nossas conquistas são apenas uma peça, por mais importante que seja, das muitas que compõem essa enorme engrenagem da vida que nos conduz e nos permite ser quem somos e estarmos onde estamos”, disse.

O desembargador também ressaltou a renovação do seu compromisso com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a sociedade. “Refiro-me simplesmente a renovar o compromisso que formei quando do meu ingresso na magistratura, no início da década de 90. Ele nunca mudou. Desde o início, compreendi que acabava de receber uma enorme responsabilidade”, disse. “Nossa missão, nosso dever é contribuir para que as pessoas vivam de acordo com as leis, que elas mesmos estabeleceram para si próprias, e possam ser respeitadas suas opções lícitas, legítimas com a garantia do pleno exercício de direitos mais fundamentais. Nossa razão de ser como magistrados é servir ao povo”, completou.

Após o discurso do novo desembargador, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou todo o trabalho desenvolvido por André Vicente Pires Rosa na instituição. “Sua Excelência tem toda uma história de construção de vida para chegar neste momento. Não só desde o início da carreira, vem agindo com toda retidão, todo respeito por onde passou. Sempre exerceu suas atribuições com todo esmero”, salientou o presidente do Judiciário pernambucano. “Quis Deus que eu pudesse, no início da minha gestão, presidir a sessão que o Tribunal o escolheu, por unanimidade de votos. E hoje, eu pudesse, juntamente com Vossa Excelência, estar aqui assinando o termo de posse. Isso nos deixa muito alegre”, disse o presidente Ricardo Paes Barreto.

Ao final da solenidade, o irmão do mais novo membro da Corte pernambucana e cantor do Teatro Municipal de São Paulo, Guilherme Pires Rosa, cantou a música “O Sole Mio”, do compositor Luciano Pavarotti.

 

 

------------------------------------------------

Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE

Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE