Notícias

Corregedor-geral da Justiça prestigia entrega do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao ministro Marcelo Navarro

Corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, ao lado do ministro do STJ, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, prestigiou, nesta quinta-feira (31/08), a entrega do título honorífico de cidadão pernambucano ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por iniciativa do deputado estadual Antônio Coelho. A solenidade ocorreu no Auditório Senador Sérgio Guerra, na sede da Alepe, localizada no bairro da Boa Vista. 

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Marcelo Navarro formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tornou-se mestre em 1992 e doutor em 1999. É professor associado do curso de direito da UFRN desde 1993 e foi também professor da Universidade Potiguar (UnP), no período entre 1993 e 2003. 

Iniciou sua carreira como advogado militante e professor de direito. Passou em 1º lugar para o concurso de promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, atuando de 1986 a 1987. Exerceu o cargo de procurador do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) de 1987 a 1991, e procurador-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte de 1989 a 1999. Ingressou no Ministério Público Federal, passando em 1º lugar nacional no concurso para procurador da República no ano de 1991.

Sua atuação em Pernambuco começou no ano de 2003, quando tornou-se desembargador federal, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), através do quinto constitucional, em vaga destinada a membro do Ministério Público, vindo a fixar residência em Recife. Nos doze anos de atuação no TRF5, destacou-se entre os seus pares chegando ao cargo de presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, e, como tal, membro efetivo titular do Conselho da Justiça Federal (CJF). 

Em 2015, foi escolhido para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. "Foi uma honra estar presente na homenagem ao ministro Navarro. Ele é oriundo do Ministério Público, assumiu o TRF5 muito novo, exerceu todos os cargos de destaque na Corte e merecidamente se tornou ministro. Nada mais justo do que um potiguar de nascimento, mas um pernambucano de coração ser homenageado com esse título. O ministro é uma pessoa querida, de origem simples e eu fico muito feliz em prestigiá-lo”, destacou o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto. 

Durante a cerimônia, o ministro do STJ Marcelo Navarro relembrou sua trajetória e agradeceu aos que fizeram parte dela e também a homenagem realizada nesta quinta-feira. 

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto; pelo desembargador Cândido Saraiva, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ranilson Ramos; o procurador regional federal Luiz Henrique Araújo, representando a procuradora-geral federal; o consultor jurídico da União Luciano Cavalcanti Batista, representando o advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo; o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.  Também prestigiaram a solenidade desembargadores do TJPE, deputados estaduais e demais autoridades estaduais e federais.

 

--------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco 

Foto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE