Notícias

Corregedor-geral da Justiça participa da inauguração de reestruturação do 1º Colégio Recursal

corregedor ao lado do presidente e de outros magistrados durante solenidade de inauguraçãoO corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, participou, ao lado do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, da inauguração de reestruturação do 1º Colégio Recursal do Estado, com sede em Recife. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (1º/3), no Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro. 

O 1° CR contará com dois turnos - 7h às 13h e 13h às 19h. Além da reformulação, o local também passou por melhorias no espaço físico. “Essa reestruturação vai melhorar a qualidade da prestação de serviço, a padronização e garantir mais celeridade”, destacou a coordenadora geral dos Juizados Especiais, juíza Ana Luiza Wanderley de Mesquita Saraiva Câmara. 

A 1ª Turma Recursal funcionará no turno da manhã e será presidida pelo juiz Saulo Sebastião de Oliveira Freire. Além do magistrado, também integrarão a 1ª Turma os juízes Abelardo Tadeu da Silva Santos e Sérgio José Vieira Lopes. Já a 2ª Turma, em funcionamento à tarde, será composta pelas juízas Patrícia Rodrigues Ramos Galvão (presidente) e Karina Albuquerque Aragão de Amorim e pelo juiz Haroldo Carneiro Leão. O juiz Abelardo Tadeu da Silva Santos assume a presidência do 1º Colégio Recursal, então presidido pela juíza Nicole de Farias Neves, e o juiz Haroldo Carneiro Leão, a vice-presidência. 

“Agora, o 1º Colégio Recursal terá competência plena – Cível, Fazendária e Criminal – e os juízes irão atuar em regime de titularidade”, explicou a coordenadora geral dos Juizados Especiais. Além dos membros da 1ª e 2ª Turma, 12 assessores de magistrados passam a integrar o 1º Colégio Recursal. “É um novo ciclo que se inicia no caminho certo, que permitirá uma ampliação na própria Capital e Região Metropolitana, e também para que possamos chegar ao Interior do Estado”, ressaltou o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo. 

O evento também contou com as presenças dos desembargadores do TJPE Fernando Cerqueira, Evandro Magalhães Melo, Isaías Andrade Lins Neto e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho; dos juízes Gleydson de Lima (assessor especial da Presidência do TJPE), Saulo Fabianne (diretor do Foro da Capital), Leonardo Asfora (presidente da Associação de Magistrados de Pernambuco - Amepe), Abelardo Tadeu da Silva Santos, Sérgio José Vieira Lopes, Saulo Sebastião de Oliveira Freire e Haroldo Carneiro Leão; das juízas Karina Albuquerque Aragão de Amorim (juíza corregedora para o Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais), Isabella Magalhães (coordenadora adjunta dos Juizados Especiais), Nicole de Farias Neves e Patrícia Rodrigues Ramos Galvão. 

Participaram, ainda, o diretor-geral do TJPE, Marcel Lima; o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins; além de servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

MUTIRÃO - Foi instituído, por meio do Ato nº 154/2023, o Mutirão Eletrônico de Julgamentos, que será realizado pelo 1° Colégio Recursal, pelo período de cinco meses e que tem por objetivo reduzir o acervo e atender as metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta de produtividade estabelecida será a relatoria e julgamento de 60 processos por mês.

 

.....................................................................................................

Texto: Rute Arruda | CGJ-PE

 Foto: Assia Lima | Ascom TJPE