Notícias

Corregedor-geral da Justiça monitora comarcas de todo o Estado

Corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto, durante inspeção no Fórum da Comarca de Lagoa de Itaenga
As comarcas de todo o Estado foram monitoradas de forma constante pelo corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, durante sua gestão. Desde fevereiro de 2022, foram realizadas visitas aos fóruns da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão com o objetivo de manter o diálogo com os(as) magistrados(as), servidores(as), profissionais terceirizados, bem como com a população, para ouvir as demandas e garantir o apoio necessário. Além disso, durante as mais de 30 visitas, que foram acompanhadas pelos(as) juízes(as) auxiliares, foram avaliadas as estruturas físicas das unidades, o acervo de processos, as inconsistências de dados relativos aos processos judiciais.

No biênio 2022/2024, foram inspecionadas as seguintes comarcas: Afrânio, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Belém de São Francisco, Bezerros, Bodocó, Carpina, Caruaru, Catende, Exu, Floresta, Garanhuns, Glória do Goitá, Goiana, Ipubi, Itambé, Itapissuma, Lagoa de Itaenga, Lagoa Grande, Nazaré da Mata, Ouricuri, Palmares, Petrolândia, Petrolina, Pombos, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Sirinhaém, Surubim, Timbaúba, Trindade e Vitória de Santo Antão.

Desembargador Ricardo Paes Barreto durante inspeção no Fórum de Vitória de Santo Antão.
No mês de julho de 2023, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, o desembargador Ricardo Paes Barreto avaliou o andamento das obras do Fórum Severino Joaquim Krause Gonçalves. O local passou por reformas realizadas pela Diretoria de Infraestrutura do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e que incluíram troca de piso, recuperação da parte elétrica, pintura de fachada e espaços internos, troca de portas, melhorias nos banheiros e mudança de layout, além da criação de novas salas.

As inspeções também abrangeram a Diretoria Regional do Agreste, localizada no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras, na Comarca de Caruaru, em abril de 2022. Após a visita, uma série de medidas começaram a ser implementadas para a ampliação da unidade, que ganhou novas instalações em novembro do mesmo ano.

Durante as visitas, o corregedor-geral foi recebido pelos(as) administradores(as) dos fóruns e pelos(as) juízes(as) diretores(as). Para o desembargador Ricardo Paes Barreto, realizar o acompanhamento presencial das unidades é de extrema importância para o desenvolvimento do Poder Judiciário pernambucano e para alcançar a excelência da prestação do serviço jurisdicional.
 

 

---------------------------------------------------------------------

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Fotos: Cortesia