Notícias

Aula inaugural dos(as) novos(as) juízes(as) do TJPE conta com presença do desembargador Ricardo Paes Barreto

Aula inaugural do Curso de Formação Inicial para Magistrados. Mesa de honra composta por desembargadores e juiz. A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) deu início nesta segunda-feira (11/12), às aulas do Curso de Formação Inicial para Magistrados, para os 49 juízes e juízas substitutos de 1ª Entrância que tomaram posse, quinta-feira (7/12), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. O evento, realizado no Auditório Itamar Pereira, contou com a presença do corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e presidente eleito do Tribunal de Justiça para o biênio 2024/2026, desembargador Ricardo Paes Barreto. 

Na solenidade, o corregedor-geral frisou a importância da interação entre os(as) magistrados(as) e os(as) demais integrantes do TJPE, e deu boas-vindas aos novos juízes e às novas juízas de 1ª Entrância. “É necessário se conhecer como funciona o Tribunal, ir nas comarcas, saber como lidar com advogados e servidores”, destacou.  

O diretor-geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello, foi o responsável pela aula inaugural e explicou que a formatação do curso priorizou o exercício da judicatura em seu dia a dia. “É preciso que se conheça a realidade do Estado onde se passará a judicar. Por isso, o curso é prático, para dar conhecimento também do cenário institucional e tecnológico, mostrando ainda programas e ferramentas de trabalho”, frisou.

Também presente no evento, o 2º vice-presidente e presidente da Comissão do Concurso, desembargador Frederico de Almeida Neves, salientou a importância de um novo olhar sobre a comunicação dos magistrados com o jurisdicionado. Mostrou exemplos práticos, narrando casos do início de sua carreira na comarca de Santa Maria da Boa Vista. 

O presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), juiz Leonardo Asfora, falou sobre a parceria da instituição com a Esmape, sob o comando do desembargador Francisco Bandeira de Mello, e fez elogios à atuação da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, sob a gestão do desembargador Ricardo Paes Barreto, e à organização do concurso. 

A mesa de honra do evento foi composta pelo corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e presidente eleito do TJPE para o biênio 2024/2026, desembargador Ricardo Paes Barreto; pelo diretor-geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello; pelo 2º vice-presidente do TJPE e presidente da Comissão do Concurso Público para Juiz(a) Substituto(a), desembargador Frederico de Almeida Neves; pelo supervisor da Esmape, juiz Silvio Romero Beltrão; e pelo presidente da Amepe, juiz Leonardo Asfora. 

A solenidade contou, ainda, com as presenças, do coordenador de Formação e Aperfeiçoamento para Magistrados da Esmape, juiz Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo; e da coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento para Servidores, juíza Fernanda Chuahy. 

FORMAÇÃO - O curso é baseado no modelo educacional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Serão 480 horas, sendo exigida a presença em 100% das aulas, que seguirão até o fim de março. Fornecerão suportes essenciais para cumprimento da atividade judicante, com foco na segurança, produtividade e eficiência.

Entre as competências a serem desenvolvidas, a compreensão da gestão administrativa, de processos, de materiais e de pessoas no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Também, o entendimento sobre o contexto sociocultural, econômico e político de Pernambuco - dos 49 alunos, apenas 12 são de Pernambuco. O curso visa ainda consolidar posturas críticas, éticas, reflexivas, humanísticas, independentes, proativas e comprometidas com o interesse público.

Serão repassados conhecimentos sobre técnicas de mediação e conciliação; uso de sistemas de controle e acompanhamento de processos do Tribunal de Justiça de Pernambuco, especialmente os relacionados à tecnologia da informação e administração. Também dará noções administrativas para o gerenciamento de unidade de trabalho e de recursos de forma organizada, eficiente e inovadora. Além de aulas, serão realizadas visitas técnicas e práticas a varas do TJPE e ao Escritório de Sentença.

 

 

------------------------------------------------------------------

Texto: Ascom CGJ-PE com informações da Ascom Esmape

Foto: Gleber Nova | Ascom Esmape