Des. Waldemir Tavares de Albuquerque Filho

Nascido na cidade do Recife, em 03/08/1973, formou-se em Direito no ano de 1996 pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Possui curso de Preparação à Magistratura da Justiça Comum, pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco (Esmape), e pós-graduação em Direito Administrativo, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Exerceu os cargos de Auxiliar Judiciário do TRT-6ª Região, de Oficial de Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e de Promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a partir do ano de 1999, onde atuou nas Comarcas de Ouricuri, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes.

 

Em 2004, foi promovido para o Recife, onde atuou nas Varas da Fazenda Pública e nas de Família da Capital e foi Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social do Recife.

 

Exerceu cargos na administração superior do MPPE; coordenou a Assessoria Técnica em Matéria Criminal da Procuradoria-geral de Justiça; o Centro de Apoio Operacional às Promotorias, Fundações e Entidades Assistenciais (CAOP Fundações) e o Centro de Defesa do Patrimônio Público (CAOP - Patrimônio Público e Social).

 

Atuou como Assessor Técnico em matéria administrativa; foi Coordenador de Gabinete da Procuradoria-geral de Justiça (PGJ); Secretário, do Conselho Superior do MPPE, do Órgão Especial e do Colégio de Procuradores de Justiça; Chefe de Gabinete do PGJ e Secretário-geral do MPPE, interinamente.

 

Integrou a lista tríplice para o cargo de Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, biênio2011/2012. Exerceu, por diversas oportunidades, o cargo de Procurador de Justiça Cível, por convocação. Em 2014, foi membro da Comissão do Concurso Público para ingresso nos serviços de notas e registros públicos, do Estado de Pernambuco, realizado pelo TJPE, representando o MPPE.

 

Tomou posse aos 41 anos como desembargador do Tribunal de Justiça pela vaga destinada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pelo Quinto Constitucional. Sua posse no cargo ocorreu no dia 28 de abril de 2015, passando a integrar a Primeira Câmara Regional do TJPE, com sede na cidade de Caruaru, presidindo a 2ª Turma.

 

Foi Vice-diretor geral da Escola Judicial do TJPE (ESMAPE). Foi reconduzido ao Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco e à Comissão de Direitos Humanos, neste biênio 2022/2023.

 

Atualmente, exerce jurisdição junto a 3ª Câmara de Direito Público e na Seção de Direito Público. Por fim, foi designado para compor a comissão de Concurso para membros do MPPE, representando o TJPE.

 

Comendas:

- Medalha do Mérito Judiciário Des. Joaquim Nunes Machado, no grau de Grão Colar, concedida pelo Pleno do Egrégio TJPE, em sessão realizada no dia 13/07/2015.

- Medalha do Mérito Vidal de Negreiros, concedida pela Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, consoante Resolução n° 019/2004.

- Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, concedida através do ato n° 2055, de 10/06/2010.

- Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, concedida através do ato n° 7203, 23/10/2015.

- Ordem do Mérito Eleitoral Frei Caneca (TRE/PE).

- Juiz Aluiz Tenório de Brito (ESMAPE).

- Des. Amaro de Lira e César (Câmara Municipal de Caruaru).